Meio ano de conquistas num contexto pouco favorável

Projetos Associação Salvador - Balanço 1º semestre

Caros Amigos,

Passados seis meses do calendário de 2013, é importante refletirmos e projetarmos um balanço das atividades desenvolvidas até à data pela Associação Salvador, com o intuito de ganhar forças e energia para aquelas que ainda estão previstas até ao final do ano.

Como é do conhecimento de todos, os projetos da Associação Salvador desenvolvem-se em quatro importantes áreas de atuação: Integração, Acessibilidades, Sensibilização e Investigação e Tecnologia.

No âmbito da Integração, lançámos a 6ª edição da Ação Qualidade de Vida, cujos resultados serão anunciados já no final deste mês e os apoios entregues em Setembro. Pelo terceiro ano, e com o objetivo de apoiar os casos que não se enquadraram no orçamento da Associação Salvador, será lançada a plataforma de angariação de fundos www.preenchaestavida.com, através da qual a sociedade civil poderá apoiar  pessoas com deficiência motora e com comprovada falta de recursos financeiros.

Na área do apoio ao emprego, que tão relevante é nos dias que correm, promovemos a campanha de sensibilização “Integrar pessoas com deficiência torna a sua empresa mais capacitada”, apresentada na Expo RH em Março. Estão também a decorrer cursos de e-learning de word, excel e powerpoint, cujos conteúdos pertencem à Fundação PT.

Paralelamente, reconhecendo a importância do desporto para a saúde física e, essencialmente, mental dos portadores de deficiência motora, a Associação Salvador, com o apoio da Liberty Seguros, reforçou desde o início de Junho a oferta do Espaço Desportivo Adaptado com uma aula semanal de dança e continua a promover a prática de vela adaptada na Marina do Parque das Nações. Para os fãs dos desportos aquáticos, a partir de 15 de junho e até ao final da época balnear, será possível praticar surf de forma regular na praia de Carcavelos.

Com uma forte componente de integração social, a Associação Salvador promoveu alguns eventos de convívio, tais como uma visita ao Museu do Oriente, uma visita às Caldas da Rainha e um evento de canoagem. No dia 14 de setembro iremos promover um evento de surf e a 6 de outubro o habitual “Dia do Desporto Adaptado”.

Estamos também organizar três semanas de atividades – radical, cultural e gastronómica -, que decorrem no final deste mês e nas duas primeiras semanas de julho, com o patrocínio do BPI Capacitar.

No campo das acessibilidades, relançámos com uma imagem mais atual o site www.portugalacessivel.com e lançámos o grande marco do primeiro semestre – o Portugal Acessível Mobile – aplicação desenvolvida com o apoio da Fundação PT e da Microsoft, que está acessível para smartphones com sistema iOS, Android e Windows Phone. Inovadora e única, esta aplicação permite a qualquer pessoa com deficiência motora aceder de forma rápida a informações sobre as acessibilidades físicas de diversos espaços a nível nacional, podendo avaliar e comentar esses espaços, em tempo real. Com o apoio da Fundação EDP, já visitámos novos espaços em Lisboa, Algarve, Coimbra, Viseu, Porto e Vila Nova de Gaia, sendo que brevemente a informação estará disponível no site.

Comprometidos com o passa a palavra e com a sensibilização nos jovens, realizámos entre janeiro e maio 19 palestras de sensibilização em diferentes escolas do país com o tema “Vamos criar espaço para todos”, nas quais assistiram 2.840 alunos do terceiro ciclo e secundário.

Dentro da área da investigação e tecnologia, foram entregues os prémios “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia ” da edição de 2012, tendo sido distinguidos os seguintes projetos: “Cadeira de Rodas Elevatória” (equipamento sem baterias) e “Fisiosoft” (sistema interativo de fisioterapia de baixo custo). Temos vindo também a apoiar diferentes estudos universitários nas áreas da deficiência e acessibilidades, através da facilitação de amostra.

Para além das empresas referidas acima, que nos apoiam em diferentes projetos, aproveitamos mais esta oportunidade para agradecer genuinamente o apoio aos nossos mecenas platina BES e Semapa.

Um muito obrigado a todos aqueles contribuem, direta ou indiretamente para uma sociedade mais inclusiva!

Salvador

P.S. Acreditem, todos juntos, conseguimos mais e melhor!