Entrega Prémio Ser Capaz – Investigação e Tecnologia 2011

16 de Janeiro 2012 - Espaço BES Arte & Finança 1º Lugar - Projeto "DACHOR" 1ª Menção Honrosa - Projeto IntellWheels 2ª Menção Honrosa - Projeto Living Home Center

A Associação Salvador atribuiu o Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia 2011” ao projeto “DACHOR – lntegrated Design and COntrol of Hybrid Active Orthoses”, da responsabilidade de Miguel Silva, Jorge Martins, Paulo Melo e Carlos Vasconcelos, tendo ainda galardoado, com duas menções honrosas, os projetos “IntellWheels” de  Luis Reis, António Moreira, Marcelo Prety, Brigida Faria e Sergio Vasconcelos e “Living Home Center” de Carlos Pires, Fernando Pinto e Victor Teixeira.

A cerimónia publica de entrega dos galardões teve lugar ontem, dia 16 de Janeiro, pelas 18h30, no Espaço BES Arte & Finança, em Lisboa. Contou com a presença dos vários grupos premiados, os quais fizeram uma apresentação publica dos projetos vencedores.

A atribuição deste prémio, no valor de € 10.000 é anual e prevê o financiamento de projetos que contribuam para o desenvolvimento de produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias,  equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem a incapacidade de uma pessoa portadora de deficiência motora.

O período de candidaturas da segunda edição do prémio decorreu entre 23 de maio e 14 de outubro de 2011, tendo o júri, composto por Salvador Mendes de Almeida, fundador e presidente da Associação Salvador, por António Câmara, presidente da YDreams e por Fernando Lobo, professor -DEEI-FCT- Universidade do Algarve, selecionado três vencedores de 22 candidaturas rececionadas.

A edição de 2011 do Prémio Ser Capaz – Investigação e Tecnologia contou com o patrocínio da Abbott e com o apoio dos Mecenas da Associação Salvador, Banco Espírito Santo e Semapa, e ainda com o apoio logístico da Ydreams.

1º Prémio – € 5.000

Projeto “DACHOR – lntegrated Design and COntrol of Hybrid Active Orthoses”

Miguel Silva /Jorge Martins/Paulo Melo/Carlos Vasconcelos

O projeto DACHOR visa melhorar a qualidade de vida de indivíduos com mobilidade reduzida, através do desenvolvimento de uma ortótese ativa para apoio do tornozelo. Entre outros aspetos inovadores destaca-se a natureza híbrida da atuação desta ortótese, a qual provém de uma componente de atuação mecânica externa, complementada por uma componente de estimulação elétrica muscular. Devido à utilização de estimulação elétrica, esta ortótese irá providenciar não só suporte para varias patologias da marcha mas também promover a reabilitação do aparelho músculo-esquelético. O projeto DACHOR baseia-se em metodologias computacionais de dinâmica de sistemas multicorpo para modelar e otimizar a marcha humana patológica e também em arquiteturas adaptativas de controlo inteligente que permitem uma gestão eficiente de ambos os tipos de atuação, o que permitirá o aumento da autonomia e a redução do tamanho e peso da solução projetada.

O projecto DACHOR insere-se no Programa de investigação do MIT Portugal, em parceria com o Instituto Superior Técnico, Universidade do Minho e a empresa Plux.

1ª Menção Honrosa – € 3.500

Projeto IntellWheels

Luis Reis/António Moreira/Marcelo Prety/Brigida Faria /Sergio Vasconcelos

O projeto IntellWheels está a ser desenvolvido na Universidade do Porto (LIACC/FEUP) com a participação do INESC-P, Univ.Aveiro, Univ.Minho, ESTSP/IPP e APPC. Tem como objetivo desenvolver um conceito inovador de cadeira de rodas inteligente (CRI), baseado num kit de software e hardware, que permite transformar cadeiras de rodas elétricas comerciais em cadeiras de rodas inteligentes, com custos e impactos ergonómicos reduzidos. O comando da CRI é baseado numa interface multimodal que permite a conexão, em tempo-real, de múltiplos sistemas de input que podem ser combinados livremente pelo utilizador: comandos de voz, expressões faciais, movimentos de cabeça, joystick, entre outros. A CRI possui ainda capacidades de navegação e desvio de obstáculos. De modo a permitir uma fácil utilização inicial da CRI e o treino dos pacientes, um simulador realista e um sistema de classificação de pacientes, baseado em técnicas de aprendizagem computacional, encontram-se em construção. Do projeto resultou até ao momento a construção de 2 protótipos e a publicação de 20 artigos científicos em revistas e conferências internacionais. Os próximos passos consistem na construção de um protótipo final e na realização de um vasto conjunto de experiências com pacientes reais. A validação do sistema permitirá, a médio prazo, transformar as CRI Intellwheels, em produtos comerciais, com elevadas capacidades no auxílio a idosos e indivíduos com graves deficiências motoras.

2ª Menção Honrosa – € 1.500

Projeto Living Home Center

Carlos Pires/Fernando Pinto /Victor Teixeira

A tecnologia Living Home Center é uma plataforma desktop e móvel que proporciona aos cidadãos séniores ou com mobilidade reduzida um fácil acesso a serviços tecnológicos de utilização diária,  entre os quais, o e-mail, agenda,  redes sociais e o serviço de mensagens instantâneas, áudio e vídeo conferência, através de uma interface simples e intuitiva. Neste âmbito, combina meios de interação tradicionais, o rato e o teclado, com interação natural, a fala, toque e  gesto.

Durante o projeto foram realizadas três teses de mestrado pelos investigadores Carlos Pires, Fernando Pinto e Vítor Teixeira, com a co-orientação da Prof. Eduarda Mendes Rodrigues da FEUP e do Prof. Miguel Sales Dias, Diretor de I&D da Microsoft (centro MLDC) e também docente no ISCTE – IUL.

Em parceira com a Universidade de Aveiro, está, ainda, em desenvolvimento a adaptação da técnica de interação multimodal – de entrada e de saída – ao perfil do cidadão com deficiência e, ainda, no que se refere ao contexto da utilização. Da parceria com o ISCTE-IUL, o Instituto de Linguística Computacional, o Instituto Nacional de Reabilitação e a Universidade Católica, prevê-se, ainda, a integração do serviço Microsoft Messenger e o suporte de gestos 3D com o Kinect, incluindo o reconhecimento de Língua Gestual Portuguesa.

A tecnologia Living Home Center foi desenvolvida no âmbito do Projeto QREN 7900 LUL – Living Usability Lab -, projeto de I&D em co-promoção, inserido no Sistema de Incentivos I&D gerido pela Agência de Inovação e co-financiado pelo FEDER através do QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade.