Em tempos de pandemia, Associação Salvador não baixa os braços e adapta-se ao novo normal

Por Salvador Mendes de Almeida, Presidente e Fundador da Associação Salvador.

Em Portugal, são muitas as pessoas com deficiência motora que vivem em isolamento permanente e a Associação Salvador luta diariamente pela sua integração na sociedade.

Infelizmente, a propagação do vírus e o confinamento social alargado a toda a população, vieram acentuar ainda mais o isolamento das pessoas com deficiência que, hoje, se vêem muitas vezes sem assistência, presas em casa e sem acesso a necessidades básicas. Uma população de risco que, nesta fase conturbada, necessita do apoio e envolvimento de todos.

Neste sentido, a Associação Salvador tem tentado responder a diferentes necessidades, através da entrega de cabazes com bens de primeira necessidade, da criação de uma linha telefónica de apoio psicológico ou do levantamento sobre os apoios existentes em Portugal nesta fase de pandemia, feito a partir de um questionário enviado a 324 Câmaras Municipais e 2886 Juntas de Freguesia.

Paralelamente, também os nossos projetos tiveram que se adaptar a esta nova realidade, encontrando novas formas de chegar às pessoas, sem nunca perder o humanismo e sensibilidade que caracteriza o nosso trabalho. Apesar do momento em que vivemos, na Associação Salvador continuamos totalmente empenhados em fazer cumprir a nossa missão, recorrendo agora, mais do que nunca, às novas tecnologias

Assim, conseguimos manter o projeto de empregabilidade a todo o vapor. Nos últimos meses continuámos o trabalho de proximidade com empresas e candidatos, recorrendo a plataformas online para as nossas formações, bootcamps, Encontro de Recrutamento, sessões de esclarecimento para empresas e acompanhamentos a candidatos.

Nos Eventos Inclusivos e Desporto Adaptado, também nos reinventámos, através de aulas e formações online ou de visitas guiadas virtuais, como foi o caso Museus Nacional de Arqueologia ou o Museu Naciona de Arte Antiga. De 14 a 19 de julho, teremos também Semana do Desporto Adaptado, com diferentes atividades desportivas presenciais e online. Uma semana diferente, totalmente dedicada ao desporto, respeitando todas as normas de saúde e segurança.

Também na área das Acessibilidades continuamos a sensibilizar entidades e estabelecimentos.

Neste sentido, organizámos dois debates online. O primeiro, decorreu no passado dia 17 de junho, com o tema “20 anos de acessibilidades em Portugal – problemas, oportunidades e desafios”, organizado pela Associação Salvador, em parceria com o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade. A este debate, juntaram-se personalidades relevantes a nível nacional, com experiência e provas dadas em funções públicas e técnicas e que, de forma direta ou indireta, tiveram um contributo muito importante a dar neste debate, como é o caso da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes ou da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, entre 2005-2011, Idália Serrão.

O segundo, a 9 de julho, abordou o o tema das acessibilidades em Portugal na área da restauração. “Em Quantos Restaurantes Consigo Entrar?“, uma iniciativa da Associação Salvador, em parceria com a Zomato Portugal.

Também na área da Angariação de Fundos tivemos de pensar “fora da caixa”, através da promoção de dois leilões solidários – “Quarentena Solidária” e “Street Art Indoor” – ou da Tourné Solidária 2020, que está neste momento a decorrer e que irá percorrer 1.500 km para apoiar 10 pessoas com deficiência motora de 10 cidades diferentes.

É por isso com um imenso orgulho que olho para trás e vejo o trabalho incansável que tem sido desenvolvido pela equipa da Associação Salvador. Sem nunca parar ou baixar os braços, fomos dando resposta às novas necessidades que foram surgindo devido à pandemia, mas sem perder o foco e a proximidade que carateriza cada um dos nossos projetos que, também eles, se tiveram que adaptar e reinventar.

Ao longo de 16 anos, já apoiámos mais de 3.400 pessoas, através de obras em casa, integração profissional, desporto adaptado, entre outros projetos. Em 2020, conscientes de que o desafio é ainda maior,  queremos continuar a fazer mais e melhor.

Por Salvador Mendes de Almeida, Presidente e Fundador da Associação Salvador.