O Dia Nacional das Acessibilidades, que ganhou destaque graças à iniciativa da Associação Salvador e à aprovação da Assembleia da República em 2021, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a persistente falta de acessibilidades. Este ano marcou a segunda celebração desta data no calendário nacional, consolidando o compromisso da Associação Salvador, que já promoveu com sucesso cinco edições do Dia das Acessibilidades.
Este é um Dia criado pela Associação Salvador, com a ambição de ter o maior número de pessoas a trabalhar a temática das acessibilidades, que infelizmente ainda é hoje um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência.
Durante todo o mês de outubro, a Associação Salvador promoveu uma série de ações estratégicas, envolvendo públicos-chave, como alunos e professores do pré-escolar ao 12º ano, autarquias, empresas, arquitetos e estudantes de arquitetura.
As atividades para o público escolar, adaptadas aos diferentes níveis de ensino, foram desenvolvidas pelos professores nas escolas de todo o país. Os jovens são verdadeiros agentes de mudança, são eles o futuro de amanhã e quem consegue sensibilizar toda a envolvente, incluindo alunos, professores, pais, famílias, caminhando cada vez mais para uma sociedade mais inclusiva.
A programação para as escolas incluiu uma variedade de jogos e desafios, elaborados para atender aos diferentes níveis de ensino, permitindo que os professores os adaptassem para suas turmas. Um dos momentos mais marcantes foram as ‘Inspiring Talks’, onde dois embaixadores da Associação Salvador partilharam suas experiências e desafios com os alunos, inspirando os jovens a serem agentes de mudança na promoção da acessibilidade. O evento encerrou com um desafio nacional, convidando jovens de todo o país a apresentarem suas ideias para melhorar a acessibilidade em espaços públicos e privados, incentivando a inovação e sensibilização sobre a inclusão.
No dia 18 de outubro, ocorreu mais uma conferência dedicada a umas das entidades mais importantes na área das acessibilidades, as Autarquias. Com uma notável adesão por parte de representantes dos executivos e técnicos das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia portuguesas. Durante a conferência, destacou-se a importância do trabalho das Câmaras Municipais na promoção da acessibilidade, assim como a apresentação da Estratégia da EMPA (Estrutura de Missão para as Acessibilidades) pela Arquiteta Lia Ferreira. Contámos também com a presença do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Eng. Rodrigo Ramos. Um dos momentos mais importantes deste webinar, foi a partilha de experiência da Eng. Paula Teles, do ICVM, sobre espaço público e a importância do trabalho das Autarquias.
No dia 20 de outubro, o Dia Nacional das Acessibilidades celebrou-se com as “Accessibility Talks”. Um evento no âmbito do Projeto Call4Action do programa Erasmus+. Este evento atraiu a participação de 71 entidades e mais de 600 pessoas. Com um maior foco para o ambiente empresarial, as Accessibility Talks juntaram CEOs, Diretores de Departamentos de Recursos Humanos e Responsabilidade Social, assim como técnicos dessas áreas, para juntos refletirem sobre a inclusão genuína nas suas empresas.
A Associação Salvador, sempre empenhada em encontrar soluções construtivas e positivas, procurou, conjuntamente com seus parceiros, responder a perguntas cruciais. Será que as empresas estão verdadeiramente preparadas para empregar? O que há a melhorar para caminharmos para empresas mais inclusivas e acessíveis?
O evento contou com a sessão de abertura por Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação Salvador, assim como com os parceiros internacionais do Projeto Call4Action, Impulsa Igualdad e Poraka Nova, que apresentaram experiências de sucesso, desafios e boas práticas na área das acessibilidades e da empregabilidade em Espanha e na Macedónia do Norte.
Na mesa-redonda, moderada por Laurinda Alves, César Coelho, Bruna Quintas, Ruben Portinha e Salvador Mendes de Almeida partilharam a experiência pessoal em âmbito profissional, oferecendo testemunhos reais de como é que as empresas lidam com a questão da verdadeira inclusão e acessibilidade.
O evento contou ainda com Inês Oom, como sempre inspiradora, Presidente da Fundação Santander, uma parceira de longa data da Associação Salvador e parte ativa do Projeto Destino: Emprego. Com um foco no recrutamento inclusivo, este foi um momento de partilha de experiência de uma grande empresa, por forma a mostrar a outras entidades como é que o caminho pode ser percorrido.
O encerramento coube a Catarina Oliveira, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, e uma das embaixadoras da Associação Salvador. Com vários insights e exemplos práticos do que já é feito em diversas empresas, este foi um momento de partilha para boas práticas de recrutamento inclusivo e como tornar locais mais acessíveis.
No seguimento das Accessibility Talks, e com o apoioda Dentsu Creative, foi lançada a campanha “Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei” No momento em que a Lei das Quotas, que obriga as empresas a contratar uma percentagem de pessoas com deficiência. Esta campanha pretende ser uma ”chapada de luva branca” para a temática. O que nos vale a legislação se não pensarmos na verdadeira inclusão. Estamos verdadeiramente a pensar em empresas inclusivas e acessíveis para proporcionar uma verdadeira experiência profissional? Será que os colaboradores conseguem chegar ao local de trabalho? Não basta existir uma lei, ou vontade de querer um recrutamento mais inclusivo. É necessário pensar na acessibilidade e na verdadeira inclusão, dentro das empresas, espaço público, extensões das empresas tais como lojas, restaurantes, etc. A mudança é verdadeiramente urgente!
Os eventos do mês das acessibilidades terminaram com o webinar “Projetar sem Barreiras – A acessibilidade e a Mobilidade,” uma iniciativa com o apoio da Liftech, dedicada aos arquitetos. Especialistas no campo discutiram os desafios da acessibilidade e mobilidade em espaços públicos, além de exemplos práticos de como a acessibilidade deve ser pensada de forma universal. Este webinar chegou a mais de 100 arquitetos.
A falta de acessibilidade permanece como um dos principais obstáculos à inclusão das pessoas com deficiência, e a Associação Salvador acredita que a acessibilidade universal é um objetivo que beneficia toda a sociedade. Trabalhando em conjunto, a Associação e seus parceiros procuram promover uma mudança de mentalidades e construir um país mais inclusivo e acessível para todos.
Todas estas iniciativas que decorreram ao longo do mês de outubro contaram com o apoio inestimável de vários parceiros aos quais agradecemos todo o apoio. Foram parceiros das celebrações do Dia nacional da Acessibilidades:
8000 kicks, Centro de Congressos de Lisboa, Cinemas NOS, Eurologistix, FNAC, FunArt Museum, Fundação Santander, Intercontinental, JJ Faia, Liftech, Lufi Surf School, One Way, Ordem dos Arquitetos, Parque Pena Aventura, Quantum Parks, STAPLES ,The BodySurfSchool e Zoomarine.