CROSSABILITY: SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO ATRAVÉS DO DESPORTO

Projeto vencedor do Prémio Solidário 25 anos SIC, criado pela SIC Esperança, ambiciona um "Portugal Mais Acessível". O objetivo da Associação Salvador, através deste desafio, é sensibilizar a população para a importância das acessibilidades.

Hoje, são conhecidos os primeiros atletas do CrossAbility. Não é um desporto real, mas até podia ser. Este “desafio” foi pensado por um atleta de alta competição e da seleção nacional de basquetebol em cadeira de rodas e por campeões de CrossFit para dar visibilidade aos obstáculos do dia-a-dia que não permitem que pessoas com deficiência consigam deslocar-se com facilidade e normalidade.

12 Atletas de CrossFit foram convidados para testar esta modalidade, num treino surpresa. O CrossAbility pode ser praticado por todos, e não apenas por atletas profissionais. Todos os exercícios criados podem ser encontrados no site www.crossability.pt.

Com o objetivo de sensibilizar para os obstáculos diários que pessoas com deficiência motora encontram, este desafio é lançado em simultâneo com o projeto inovador, da Associação Salvador – a APP +Acesso para Todos, uma aplicação que permite denunciar os espaços que ainda não são acessíveis e que são obstáculos do dia-a-dia para as pessoas com deficiência motora.

A APP +Acesso para Todos vem facilitar o envio de reclamações sobre as situações que não cumpram os requisitos legais de acessibilidade e mobilidade em espaços públicos e privados. No entanto, Portugal ainda está longe de se atingir o cumprimento da lei e milhares de cidadãos com deficiência motora continuam a deparar-se diariamente com obstáculos que impedem a sua deslocação com normalidade. A falta de acessibilidades traz outras consequências graves para esta população, impondo barreiras à sua independência e autonomia maiores do que a própria deficiência.

O CrossAbility pretende ilustrar a dificuldade diária que é a mobilidade para pessoas com limitações físicas. Ao praticar os exercícios do CrossAbility, quem não tem qualquer tipo de deficiência consegue colocar-se na pele das pessoas que têm dificuldades de locomoção e entender melhor as complicações pelas quais elas passam diariamente.

Veja o vídeo!

Estão disponíveis os tutoriais de todos os exercícios em: www.crossability.pt

E se um desporto ajudasse a quebrar barreiras? Descubra o Crossability e
faça download da APP +Acesso para Todos