Em 2024, foram implementadas diferentes melhorias, com o objetivo de facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Entre essas melhorias, destaca-se a instalação de elevadores para acesso a cadeiras de rodas, concluída em 55 unidades regionais. Também no serviço Intercidades estão em marcha melhorias, com o desenvolvimento de um projeto de acessibilidade que prevê a instalação de WC universal, cafetaria adaptada, elevador de acesso ao comboio e sistemas de informação sonora e visual nas carruagens-bar.
Reforçando esta aposta, a CP adquiriu 117 automotoras elétricas (62 para Lisboa e Porto e 55 para serviços regionais), para além de 22 automotoras adicionais. Essas unidades permitirão embarque autónomo em gares alteadas e embarque assistido em outras plataformas.
O número de estações acessíveis foi expandido de 139 para 216, facilitando o embarque de passageiros em cadeiras de rodas. Para otimizar a experiência do cliente, a CP implementou um novo sistema de gestão de viagens em tempo real, aprimorando o suporte oferecido pelos funcionários. Foram ainda introduzidas novas máquinas de venda automática que respeitam as normas de acessibilidade e oferecem bilhetes para todos os serviços da CP.
A Associação Salvador reconhece e valoriza estas iniciativas, que representam um avanço para a mobilidade inclusiva em Portugal. Continuaremos a acompanhar, incentivar e apoiar medidas que promovam um transporte ferroviário mais acessível para todos.
Saiba mais sobre estas e outras medidas, em: https://www.cp.pt/passageiros/pt/como-viajar/cne