Associação Salvador participou no projeto piloto do Inclusive Community Forum, Nova SBE

O tema da inclusão no centro da questão. CEO's de 25 empresas presentes assinam um documento de compromisso na adoção de processos de recrutamento inclusivo.

A Associação Salvador foi convidada a participar no projeto piloto lançado no âmbito do ICF – Inclusive Community Forum. Uma iniciativa da Nova SBE que, durante ciclos de três semestres, se dedica a distintos temas relacionados com a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade. Este projeto tem como objetivo promover uma comunidade mais inclusiva, construindo uma rede composta por todos os que intervêm na vida destas pessoas, desafiando-os a ter um papel ativo na cocriação de soluções.

Neste sentido, o projeto de Apoio ao Emprego da Associação Salvador identificou e encaminhou 2 dos seus candidatos para participarem no tema da empregabilidade. Sendo que no final deste projeto, dos dois candidatos, um deles foi integrado no mercado de trabalho.

Numa primeira fase, o chamado Peer to Peer, tratou-se de um grupo de trabalho entre os candidatos e os alunos da Nova SBE, para que ambos (em trabalho 1 para 1) conheçam uma nova perspetiva sobre um mundo que não é o seu; aprendam a lidar com pessoas com capacidades diferentes das suas e que reconheçam, cada um, as suas capacidades inesperadas.

A relação que se criou entre as pessoas com deficiência e os alunos da NOVA SBE, foi emocionante. Foi interessante, também, perceber que nas conversas, dúvidas e troca de ideias no Conselho das Instituições, entre empresas e instituições, coloca-se o tema da inclusão no centro da questão e, mais ainda, a teoria passa à ação para que as ideias tomem corpo numa sociedade em mudança.

No dia 20 de março realizou-se o Inclusive Talk, onde são comunicados os resultados desta atividade desenvolvida. O evento teve lugar no átrio da Nova SBE e contou, também, com dois testemunhos da Associação Salvador: da gestora do projeto de Apoio ao Emprego Lisboa – Joana Frederico – que partilhou o seu feedback, na perspetiva de como foi trabalhar com a equipa do ICF; e da Maria Inês, uma candidatata do projeto que partilhou a sua experiência, de como foi importante para a sua vida participar neste trabalho em equipa, na construção de ferramentas para a integração profissional.

Destacaram-se momentos importantes desde o testemunho do Rui Diniz (fundador do ICF), ao resumo de todo o projeto e a análise do mesmo, e no final cerca de 24 empresas, representadas pelos seus CEO’s, foram chamados ao palco (um a um) onde assinaram um documento que simbolizava o compromisso da empresa em adotar processos de recrutamento mais inclusivos!

Juntos Mudamos Mentalidades!

Nota: algumas das descrições são retiradas da Inclusive Community Forum (página oficial http://www.icf.novasbe.pt/)
Créditos: Associação Salvador e ICF