Associação Salvador muda mais de 500 vidas

Ação Qualidade de Vida ultrapassa já os 500 apoiados, com um total de mais de 1,5 milhão de euros atribuídos. Juntos mudamos vidas!

No ano em que se assinalam os 14 anos do projeto Ação Qualidade de Vida, a Associação Salvador ultrapassa já os 500 apoiados, com um total de mais de 1,5 milhão de euros atribuídos. Um marco que faz juz ao lema da Associação – “Juntos mudamos vidas”.

Nesta 14ª edição, a Associação Salvador recebeu 94 canditaturas, que representavam um valor total de 320.000 €. Com uma verba disponível de 130.000 € e após uma criteriosa avaliação de um júri externo, foi possível apoiar 43 pessoas, nas categorias de Obras em Casa, Equipamentos Desportivos Adaptados e Formação e Emprego.

“Este ano a Associação Salvador completa a maioridade. São 18 anos de existência e 14 anos de Ação Qualidade de Vida, junto de quem mais nos tem apoiado para levar a cabo a nossa missão. Ao longo destes anos, fomos construindo uma família. São as pessoas que apoiamos e que muito nos inspiram com as suas histórias de vida e os seus projetos, que nos fazem prosseguir o nosso caminho. Temos consciência de que ainda há muito por fazer nesta área, mas o que nos move é transformar vidas, um dia de cada vez”, refere Salvador Mendes de Almeida, Presidente e Fundador da Associação Salvador.

Para celebrar o marco importante dos 500 apoiados, a Associação Salvador organizou uma Cerimónia, nos Montes Claros Secret Spot, em Lisboa, no passado dia 6 de julho. O evento, que teve transmissão online em simultâneo, contou com o apoio audiovisual imprescindível da Hipnose.

Para além da entrega dos apoios, a cerimónia contou ainda com as atuações online de Elisa, vencedora do festival da canção RTP 2020, e do ator Ivo Canelas, que declamou o poema “Pássaro na Gaiola”, de Maya Angelou. Para finalizar com chave de ouro, o evento terminou com o concerto intimista de Ricardo Reis Pinto.

Com a Ação Qualidade de Vida, a Associação Salvador visa atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros, em casos que não encontram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional ou outras entidades competentes.

O projeto Ação Qualidade de Vida conta com o imprescindível apoio dos nossos mecenas Brisa, Delta Cafés, Novo Banco e Semapa. Este ano, a categoria de Obras em Casa conta ainda com o apoio do Prémio BPI “la Caixa” Capacitar.

Para além dos mecenas, este ano a Associação Salvador contou ainda com o apoio de outras empresas que se associaram para apoiar casos concretos: Compuworks, Fundação BP, Luz Saúde, Telles Abreu, Inetum, Air Liquide, Bbraun, Angelini, LIpor, Semente, Jolera, Natixis, Worten, Stannah, Zome e Critical Software.

Com o mote “O céu é o limite”, a Associação Salvador quer continuar a fazer a diferença e a contribuir para a inclusão e melhoria de vida das pessoas com deficiência.

Assista à cerimónia completa, através do link: https://bit.ly/3jUU6Rs

*O evento cumpriu todas as normas de saúde e segurança recomendadas pela DGS, garantindo que todos os convidados presentes apresentavam um teste negativo à Covid-19, mantendo sempre o distanciamento social e a utilização de máscaras.

O Daniel Tristão, a Felismina Gomes e a Maria da Graça Morato dão os seus testemunhos sobre a importância do projeto Ação Qualidade Vida (AQV) nas suas vidas:

“O apoio da Associação Salvador, que mudou a minha vida, tornou este objeto que é a cadeira de rodas que, para muitos, é um problema, em apenas um acessório para poder seguir os meus sonhos e objetivos que tenho pela minha vida fora.” – Daniel Tristão (Algarve), paraplégico devido a um acidente na neve, foi beneficiário AQV, em 2014, através do apoio para realizar o Curso de Oficial de Operações de Voo. Atualmente, integra a NETJETS, a maior empresa do mundo de jatos privados.

“Este apoio vai-me permitir desenvolver o desporto, que é aquilo que me faz ter a minha família e olhar para o futuro com outros olhos. Foi o desporto que me tirou da depressão. São vocês (Associação Salvador), com todo o vosso apoio, que fazem com que eu hoje esteja aqui comprometida com a vida e a fazer o que me faz feliz.” – Felismina Gomes (Lisboa), amputada das duas pernas, devido a um acidente de trabalho, foi apoiada em 2021, através de uma handbike. Com este apoio, a Felismina ambiciona integrar a equipa nacional de Paraciclismo e, assim, inspirar várias pessoas com deficiência a praticar desportos adaptados.

“O apoio da Associação Salvador na realização de obras em casa constituiu uma mais valia muito importante na melhoria da minha qualidade de vida, no sentido em que me permite uma maior independência nas tarefas básicas diárias, nomeadamente, tomar banho, cozinhar os meus alimentos e tratar da roupa. Estas actividade, até aqui, eram asseguradas por outras pessoas das quais dependia.” – Maria da Graça Morato (Lisboa), paraplégica, resultante de uma embolia e trombose arterial, foi apoiada em AQV, em 2020, através da adaptação da casa-de-banho e cozinha.