NOTÍCIA
Área de atuação: Academia-Escolas, Academia Salvador

Associação Salvador lança Projeto In Escolas: Por Comunidade Mais Inclusivas

Associação Salvador lança o Projeto In Escolas: Por Comunidades Mais Inclusivas. Algarve, Alentejo e Centro são as zonas em que, desde 1 de novembro de 2024 e durante os próximos 24 meses, o projeto será implementado.

Associação Salvador lança o Projeto In Escolas: Por Comunidades Mais Inclusivas. Algarve, Alentejo e Centro são as zonas em que, desde 1 de novembro de 2024 e durante os próximos 24 meses, o projeto será implementado.

Mais um grande desafio aceite pela equipa da Associação Salvador, no âmbito do projeto de Sensibilização em Escolas, em que se espera muito trabalho e sinergias.

Enquanto promotora destas operações, a Associação Salvador, em parceria com a Associação A Par, tem como objetivo mitigar o risco de exclusão social de crianças e jovens em contextos adversos, por falta de acesso a informação ou contacto com o tema da inclusão, diversidade e da deficiência adequados à sua faixa etária, que leva a desinteresse, criação de preconceitos sobre o tema e desresponsabilização do papel de cada um.

Com especial incidência em comunidades localizadas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e outros territórios economicamente e socialmente desfavorecidos, identificados em conjunto com os municípios, a Associação Salvador desenvolveu um conjunto de ações de capacitação e sensibilização para serem entregues e desenvolvidos nas Escolas.

As atividades previstas são:

  1. Sessões lúdico-pedagógicas “Escola de Todos, para Todos”
  2. Entrega de um “Tool Kit”
  3. Sessões de Teatro de Marionetas
  4. Realização de Podcast
  5. Criação de Recursos Digitais
  6. Criação de Murais Inclusivos

Todas estas atividades serão desenvolvidas com o estreito envolvimento dos parceiros locais dos 10 municípios que, com muito entusiasmo e audácia, escolheram priorizar o tema da inclusão e da diversidade.

Os 10 municípios com quem trabalharemos são:

Centro : Coimbra, Torres Vedras e Viseu;

Alentejo : Castro Verde, Ourique, Vendas Novas;

Algarve :  Lagoa, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel.

Acreditando no enorme potencial das crianças enquanto agentes de mudança e que a sensibilização deve começar desde cedo, de forma a incutir uma atitude de respeito para com a diferença, estas ações destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e 10 anos, Pré-Escolar  e Primeiro Ciclo.

Combater esta realidade de exclusão social, contribuir para um país mais sensibilizado para a temática da inclusão e, consequentemente, para a construção de uma sociedade mais inclusiva, são os pilares deste Projeto e destas operações.

As operações ALGARVE-FSE+-00505500, ALT2030-FSE+-00505200 e CENTRO2030-FSE+-00505000 foram apoiadas pelo Fundo Social Europeu, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.

Partilhe esta notícia:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Já conhece os nossos projetos? Descubra-os nas Áreas de Atuação:
ENVOLVA-SE
Faça parte desta causa!

O seu apoio é muito importante. Fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência motora está ao seu alcance.

Conheça as diferentes formas de apoiar o trabalho da Associação Salvador e junte-se a nós na ambição de tornar Portugal mais inclusivo e acessível.

Um pequeno gesto que contribui para a inclusão!

Siga-nos e acompanhe as últimas novidades
LinkedIn
YouTube
Instagram