Associação Salvador, Fundação Luís Figo e Surf Academia promovem a inclusão através do surf adaptado

Ondas Para Todos Surf Adaptado Fundação Luís Figo Associação Salvador Surf Academia

Antecipando o Dia Mundial da Criança, a Associação Salvador, a Fundação Luís Figo e a Surf Academia levaram a surfar mais de três dezenas de crianças com deficiência motora no dia 29 de maio de manhã na praia de Carcavelos.

O dia fazia-se cinzento mas as cores que se antecipavam eram de alegria, as crianças e o os jovens presentes, provenientes de várias IPSS da área da Grande Lisboa, tiveram uma manhã de desporto e muita animação com o apoio da Surf Academia.

Com esta parceria entre a Fundação Luís Figo e a Associação Salvador foi possível promover a inclusão social através do desporto. Sob os olhares atentos de Luís Figo e Salvador Mendes de Almeida, as crianças e os jovens presentes surfaram nas ondas da Praia de Carcavelos e puderam experimentar uma nova aventura.

Para Luís Figo “Não há crianças diferentes e por isso a Fundação Luís Figo procura proporcionar, a todas elas, estas iniciativas para que todas possam ter momentos de alegria e acesso a novas experiências, como esta que hoje estão a viver. Está a ser uma manhã de muita alegria e estou muito contente por poder estar aqui e ver os sorrisos destas crianças ao entrarem no mar, para fazerem surf, algumas pela primeira vez.”

Durante a manhã, os voluntários da Fundação Luís Figo ofereceram a todos chapéus e sacos de praia, bem como lanches e almoços para um piquenique convívio, que contou com a animação de um DJ (Diogo Filipe).

Foi também feito o lançamento da primeira prancha de surf adaptada para tetraplégicos na Europa, “Prancha dos Césares” financiada pela Associação Salvador, com o apoio da empresa que fez a cadeira em fibra de vidro – Creative Factory, do Lufi, shapper da prancha, e da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa que executou o molde da cadeira.