Associação Salvador apoia 16 pessoas com deficiência motora

Processo de candidatura anual Apoios directos e pontuais Em 2010 16 pessoas foram apoiadas

A Associação Salvador realizou, no passado dia 09 de Dezembro, pelas 18 horas e 30 minutos, no Espaço BES Arte e Finança, em Lisboa, a cerimónia de entrega de apoios “Acção Qualidade de Vida 2010” que contou com a presença da Dra. Maria Cavaco Silva, assim como de representantes das empresas que apoiaram financeiramente o projecto: Dr. Pedro Fernandes Homem, do Banco Espírito Santo, Sr. Pedro Queiroz Pereira, da Semapa, Dra. Patrícia Fernandes, da Microsoft, Engª Luisa Valle, da Fundação Caloust Gulbenkian e Dr. António Soares Franco, da José Maria da Fonseca, Vinhos SA.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Salvador atribuiu apoios a pessoas com deficiência motora. Nesta edição de 2010, o projecto “Acção Qualidade de Vida” contou com uma verba de 60 mil euros que foi entregue a 16 das 64 candidaturas apresentadas. O montante global solicitado este ano ascendeu aos 720 mil euros.

Os apoios concedidos foram: cadeiras de rodas eléctricas, computadores, cursos de formação, apoio à criação de empresas, obras de adaptação, melhoria de acessibilidades, comparticipação de um carro, uma handbike, entre  outros. Estes apoios materiais visam contribuir para uma maior inclusão social dos beneficiários garantindo-lhes uma melhor qualidade de vida.

O evento terminou com a actuação dos fadistas António Pinto Basto, Isabel Pinheiro, Luís Filipe Silva e Mauro de Jesus, um fadista com tetraplegia que será um dos beneficiários desta acção, tendo-lhe sido atribuída uma cadeira de rodas eléctrica.

Os apoios da “Acção Qualidade de Vida” são atribuídos anualmente pela Associação Salvador a pessoas com deficiência motora que elaboram um projecto de vida pessoal para o período de um ano e se comprometem a realizá-lo, com o auxílio do apoio atribuído.

Para a avaliação das candidaturas são tidos em consideração vários critérios, de entre os quais o grau de necessidade, aliado à motivação demonstrada pelos candidatos em incrementar a sua integração como cidadãos activos. A selecção dos casos a apoiar em 2010 foi realizada por um júri constituído pelo médico Ricardo Girão, pela psicóloga Fabiana Andrade, e pelo Presidente da Associação Salvador, Salvador Mendes de Almeida.

Esta acção contou com os patrocínios do Banco Espírito Santo e Semapa, ambos mecenas Platina da Associação Salvador, tendo contando também nesta edição de 2010 com os apoios da Microsoft, Fundação Calouste Gulbenkian e da marca Lancers Free.

Em 2011 irá abrir um novo período de candidaturas a partir do mês de Fevereiro em data a anunciar.