Ano Novo! Vidas Melhoradas!

Feliz Natal Balanço 2014

Queridos Amigos,

Desejo a todos um feliz Natal e um ano de 2015 com muitas alegrias e na nossa companhia.

Chegados ao final de mais um ano de trabalho, gostaria de partilhar convosco algumas das conquistas alcançadas, que nos motivam a continuar cada vez mais empenhados no desenvolvimento dos nossos projetos!

• Ação Qualidade de Vida e Preencha esta Vida

Em 2014, apoiámos 26 pessoas com uma verba de 95.557€. Ao longo de 7 edições, apoiámos 159 pessoas com um valor total de 554.557€!

Entre 2011 e 2013, conseguimos ainda angariar cerca de 152.000€ junto da sociedade civil, através da plataforma www.preenchaestavida.com, o que nos permitiu apoiar mais 42 pessoas (contando com o apoio da Campanha de Natal da RFM em 2012). Em 2014, já conseguimos angariar 7.034€ e apoiar 3 pessoas.

• Apoio ao Emprego

Estabelecemos parcerias com a Randstad e com a Reditus, importantes players no mercado de contratação e formação, e contactámos outras empresas potenciais contratadoras. Em 2015, seremos ainda mais ativos nesta área!

• Desporto Adaptado.
  1. No Espaço Desportivo Adaptado (EDA) melhorámos a qualidade de algumas infraestruturas, realizámos manutenção de equipamentos e adquirimos novos. Alargámos o horário aos sábados e contratámos uma nova fisioterapeuta para o efeito. Mantivemos as atividades de Cardiofitness, prática de Handbikes e Iniciação ao meio aquático. Realizámos ainda a 5ª edição do Dia do Desporto Adaptado, onde participaram mais de 60 pessoas com deficiência e acompanhantes, que disfrutaram de algumas atividades já promovidas pela Associação Salvador e experimentaram outras novas, como o Paintball, Yoga, Judo, Andebol em Cadeira de Roda e Esgrima. O
  2. Grupo de Dança Adaptada da Associação Salvador “AllDança” viu alargado o horário das aulas de 1 dia por semana para 2 dias. Isso tornou possível que o grupo crescesse até 16 elementos e abriu portas à participação em demonstrações, saraus e workshops.
  3. A prática de surf adaptado “Ondas Para Todos” teve um ano de excelência. Realizámos a prática regular de surf adaptado durante 29 sábados e atingimos um número de 38 participantes. Abrimos também as portas a 4 instituições, possibilitando aos seus utentes a oportunidade de usufruir desta modalidade. Realizámos um evento onde participaram cerca de 20 pessoas com deficiência. O momento alto da época foi o lançamento da Prancha dos Césares, que possibilita a pessoas com menos mobilidade a oportunidade de deslizar nas ondas! Agradecemos aqui o empenho, apoio e dedicação do nosso amigo Carlos Nogueira ao projeto.
  4. Como vem sendo habitual e dando continuidade à parceria com a Marina do Parque das Nações, a Vela Adaptada desenrolou-se à quarta-feira, ao longo de todo ano. No início do ano, demos início à Iniciação à Canoagem Adaptada. Em Setembro, alargámos o leque de ofertas à modalidade de Remo Adaptado. Realizámos ainda um Open Day de Vela e Canoagem, onde conseguimos reunir 25 pessoas com deficiência com a mesma paixão pela água. Em 2015 esperamos ver algumas destas pessoas a competir em provas.
  5. Em 2014, abrimos a possibilidade de prática de hipoterapia a um conjunto limitado de pessoas. Atualmente, temos 5 pessoas a praticar no Hipódromo do Campo Grande.
  • Convívio

Em 2014, realizámos 17 atividades de convívio, em Lisboa, Porto/ Norte e Algarve. Entre saltos tandem, visitas a museus, idas a concertos, terapias de relaxamento e participação em corridas, tentámos ser o mais diversificados possível e chegar a todo o tipo de público.

Na área das Acessibilidades:

• Atualizámos informação sobre espaços disponíveis no sitewww.portugalacessivel.com, não tendo no entanto visitado novos espaços.
  • Fizemos parte da comissão de acompanhamento à execução do Plano de Acessibilidades Pedonais, lançado pela Câmara Municipal de Lisboa, expondo as nossas ideias e argumentos para que as acessibilidades sejam uma verdadeira prioridade nas obras públicas.

Na área da Sensibilização:

• Contactámos com 1.800 alunos do 2º e 3º ciclo e secundário, através de palestras realizadas em escolas.
  • Na área daPrevenção Rodoviária, somos parceiros do Desafio “BP Segurança ao Segundo” desde 2012uma iniciativa da BP Portugal, em parceria com Automóvel Club de Portugal, a Forum Estudante, a Associação Salvador, e com o apoio institucional da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que visa promover a prevenção e segurança rodoviária para estudantes do ensino secundário, através da criação de cartazes e spots de vídeo alusivos ao tema.

Estes resultados apenas foram possíveis devido ao trabalho de uma equipa altamente profissional e dedicada e com o apoio dos nossos mecenas, parceiros, voluntários, das pessoas com deficiência motora, que são o motivo da nossa existência, e todas as outras que acompanham as nossas atividades. A todos, MUITO OBRIGADO!

É com um enorme entusiasmo que abraçamos um novo ano, na vossa companhia!