Portugal venceu a Grécia, no dia 19 de junho, no Pavilhão Multiusos em Guimarães, na final de Pares BC3, sagrando-se Campeão da Europa de boccia nesta categoria.
O famalicense Luís Silva, o bracarense José Carlos Macedo e Armando Costa, acompanhados por Ricardo Neves, Roberto Mateus e Vânia Pinheiro, venceram a seleção campeã paralímpica em Londres, de forma clara e bastante superior. Grigorios Polychorinidis e Nikolaos Pananos não conseguiram fazer frente aos portugueses nos três primeiros parciais, nos quais Portugal somou sete pontos contra zero dos gregos. Com o jogo já ganho, Portugal limitou-se a gerir o resultado no último parcial tendo permitido que a Grécia pontuasse dois pontos, pelo que o resultado final foi 7-2. Na discussão da medalha de bronze, a Grã-Bretanha venceu a Bélgica por 3-1.
Em equipas, Portugal conseguiu mais uma medalha, a de prata, na final frente à Grã-Bretanha, tendo perdido por 4-5, num jogo disputadíssimo como prova o resultado final. A medalha de bronze de equipas foi conquistada pela Eslováquia que venceu, após parcial de desempate, a Espanha.
Em pares BC4, onde Portugal perdeu nos quartos-de-final frente à Hungria, a Grã-Bretanha venceu a medalha de ouro e a Hungria ficou-se pela prata. A medalha de bronze foi para a Grécia e o 4.º lugar para a República Checa.
Distribuição de medalhas
1.º – Grã-Bretanha: duas medalhas de ouro; uma medalha de bronze.
2.º – Portugal: uma medalha de ouro; uma medalha de prata.
3.º – Grécia: uma medalha de prata; uma medalha de bronze.
4.º – Hungria: uma medalha de prata;
5.º – Eslováquia: uma medalha de bronze.
In Diário do Minho, 20/06/2013