Associação Salvador lança o Projeto In Escolas: Por Comunidades Mais Inclusivas. Algarve, Alentejo e Centro são as zonas em que, desde 1 de novembro de 2024 e durante os próximos 24 meses, o projeto será implementado.
Mais um grande desafio aceite pela equipa da Associação Salvador, no âmbito do projeto de Sensibilização em Escolas, em que se espera muito trabalho e sinergias.
Enquanto promotora destas operações, a Associação Salvador, em parceria com a Associação A Par, tem como objetivo mitigar o risco de exclusão social de crianças e jovens em contextos adversos, por falta de acesso a informação ou contacto com o tema da inclusão, diversidade e da deficiência adequados à sua faixa etária, que leva a desinteresse, criação de preconceitos sobre o tema e desresponsabilização do papel de cada um.
Com especial incidência em comunidades localizadas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e outros territórios economicamente e socialmente desfavorecidos, identificados em conjunto com os municípios, a Associação Salvador desenvolveu um conjunto de ações de capacitação e sensibilização para serem entregues e desenvolvidos nas Escolas.
As atividades previstas são:
- Sessões lúdico-pedagógicas “Escola de Todos, para Todos”
- Entrega de um “Tool Kit”
- Sessões de Teatro de Marionetas
- Realização de Podcast
- Criação de Recursos Digitais
- Criação de Murais Inclusivos
Todas estas atividades serão desenvolvidas com o estreito envolvimento dos parceiros locais dos 10 municípios que, com muito entusiasmo e audácia, escolheram priorizar o tema da inclusão e da diversidade.
Os 10 municípios com quem trabalharemos são:
Centro : Coimbra, Torres Vedras e Viseu;
Alentejo : Castro Verde, Ourique, Vendas Novas;
Algarve : Lagoa, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel.
Acreditando no enorme potencial das crianças enquanto agentes de mudança e que a sensibilização deve começar desde cedo, de forma a incutir uma atitude de respeito para com a diferença, estas ações destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e 10 anos, Pré-Escolar e Primeiro Ciclo.
Combater esta realidade de exclusão social, contribuir para um país mais sensibilizado para a temática da inclusão e, consequentemente, para a construção de uma sociedade mais inclusiva, são os pilares deste Projeto e destas operações.
As operações ALGARVE-FSE+-00505500, ALT2030-FSE+-00505200 e CENTRO2030-FSE+-00505000 foram apoiadas pelo Fundo Social Europeu, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.