O QUE FAZEMOS:
Respostas-ApoiosSociais

Manual pessoas com deficiência motora

Um projeto pioneiro em Portugal, com informação útil e pertinente para pessoas com deficiência motora.
O Manual para Pessoas com Deficiência Motora é uma ferramenta que pretende apoiar quem tem deficiência no seu dia a dia, assim como os seus familiares, amigos, técnicos e cuidadores.

O que é o Manual para Pessoas com Deficiência Motora?

Uma ferramenta única em Portugal, este Manual é um projeto que compila e agrega todas as informações úteis que se encontravam dispersas, como produtos de apoio, acesso a cuidados de saúde, incentivos na área do emprego, desporto adaptado, lazer, etc. facilitando o dia-a-dia das pessoas com deficiência motora, dos seus cuidadores e técnicos.

No entanto, o Manual para Pessoas com Deficiência Motora não é exclusivo de quem possui deficiência. Esta é uma ferramenta criada também com o intuito de apoiar os familiares, amigos e profissionais de saúde/técnicos de entidades que apoiam pessoas com deficiência diariamente.

Este Manual conta com o apoio da Fidelidade e do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e será uma ferramenta em constante evolução, com atualizações anuais.

A 9ª edição é a mais recente, lançada em setembro de 2024. A sua última revisão permitiu confirmar as informações já existentes, reformular alguns pontos e acrescentar novas informações. Destacamos:

• Atualização de capítulos sobre o dia-a-dia, seja emprego, habitação ou educação, oferecendo guias de como aceder aos vários apoios abordados ao longo dos capítulos;
  • Novos anexos com contactos úteis de rede de balcões de inclusão dos municípios e contactos de farmácias com serviços drive-in;
  • Reformulação do anexo dos contactos de desporto com o apoio do Joga Simples;
  • Novos detalhes e legislação de interesse nos capítulos do Atestado Médico de Incapacidade Multiuso (AMIM) e Produtos de Apoio;
  • Reformulação do segmento de perguntas frequentes;
  • Novo segmento de reclamações-tipo.

A razão para a criação deste projeto pioneiro em Portugal

A Associação Salvador tem como missão promover a inclusão plena das pessoas com deficiência motora, melhorar a sua qualidade de vida e colaborar na defesa dos seus direitos, co-construindo uma sociedade mais justa e sensibilizada para a diversidade.

Na Associação Salvador temos como intuito disseminar informação pertinente sobre os nossos projetos e outros temas relacionados com a deficiência, promovendo uma maior consciencialização para os direitos das pessoas com deficiência e a sua participação ativa na sociedade.

Através da experiência de Salvador Mendes de Almeida, tetraplégico desde os 16 anos, e também da experiência e conhecimento adquiridos ao longo de vários anos de funcionamento da Associação Salvador, foi-se tornando claro que era muito difícil encontrar as respostas que se procuram de entre tanta informação distinta.

Queremos que todas as pessoas com deficiência motora tenham acesso a informação relevante sobre apoios existentes, como incentivos à empregabilidade, respostas sociais, culturais e desportivas, entre outras, que lhes permitam aceder aos seus direitos e viver uma vida em pleno, sentindo-se parte integrante da sociedade. E o Manual é uma ferramenta que faz isso mesmo. Queremos que chegue a todas as pessoas com deficiência, suas famílias e também a técnicos de saúde e apoio social.”

Salvador Mendes de Almeida

PEÇA O SEU MANUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA

É possível contribuir para o Manual para Pessoas com Deficiência Motora?

Sim. O manual é revisto todos os anos pelo que a informação é sempre revista pela equipa da Associação Salvador e seus parceiros. Atualmente contamos também com o apoio de pessoas com deficiência que trabalham diariamente no terreno, a apoiar outras pessoas com deficiência, ou com assuntos relacionados à vida diária (médicos, adaptações de automóveis, serviço social, desporto, entre outros).

Caso tenha alguma sugestão ou informação que considere pertinente, pedimos que nos envie um e-mail com as suas sugestões para o info@associacaosalvador.com