No início de outubro, a Associação Salvador, juntamente com um grupo de voluntários vindos dos quatro cantos do mundo, incluindo Hungria, Estados Unidos da América, entre outros países avançou com uma ação de solidariedade e sensibilização para as acessibilidades. Esta equipa de pessoas aventurou-se numa subida desafiadora à Montanha do Pico, e foi acompanhada por Maria de Lurdes António, uma das beneficiárias da nossa Associação.
Uma jornada ousada que teve como objetivo mostrar que a deficiência motora não é uma barreira.
Este desafio, que teve a sua 3ª edição este ano, visou promover a superação, fortalecer laços de equipa e simultaneamente servir de chamada de atenção para o tema das acessibilidades e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência motora no seu dia a dia.
A falta de Acessibilidades é um desafio maior que os 2351m da Montanha do Pico
Esta iniciativa serviu como um alerta importante, especialmente no mês em que se celebra o Dia Nacional das Acessibilidades. Milhares de pessoas enfrentam obstáculos e barreiras nas suas cidades diariamente. Para muitos, ir ao supermercado, consultas médicas, ir à escola ou universidade, para o trabalho ou frequentar espaços de lazer exige a mesma coragem e a determinação que vimos nesta jornada.
A falta de acessibilidades é um desafio que requer esforços significativos, provavelmente maiores do que enfrentar a montanha do Pico, e esta caminhada é apenas uma forma de relembrar a importância do trabalho que temos pela frente.
Maria de Lurdes António, beneficiária da Associação Salvador, esteve ao lado dos voluntários neste desafio inspirador. Antes de um acidente que alterou sua vida, Lurdes era uma atleta dedicada a maratonas, trails, canoagem e triatlo. Agora, anos depois, ela continua a fazer o seu percurso no desporto, com o apoio da Associação Salvador, pois o céu é o limite, e a conquista de desafios está ao alcance de todos.
Ao enfrentar desafios significativos no seu percurso, os membros desta equipa internacional transmitiram uma mensagem poderosa que esperamos ter chegado a novas pessoas que nem sempre olham com atenção para o tema das acessibilidades.
Agradecemos a toda a equipa que se juntou à Associação Salvador neste desafio, contribuindo também na angariação de fundos para a nossa missão diária: a inclusão de pessoas com deficiência motora. Gostaríamos de expressar a nossa gratidão a todos que apoiaram esta causa, incluindo YPO, Outsystems, Linklaters, Câmara Municipal da Madalena, Câmara Municipal Lajes do Pico e Aqua Açores.
Um obrigado especial também à RTP e à RTP Açores e pela cobertura desta iniciativa:
Assista à reportagem da RTP Açores em: Desafio solidário leva atleta com deficiência ao cimo da montanha do Pico – RTP Açores
Assista à entrevista completa pela Tânia Ribas de Oliveira no programa A Nossa Tarde, da RTP.
Fazer Parte da Mudança
A Associação Salvador trabalha diariamente para promover melhores condições de vida para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência motora em Portugal. Todas as pessoas podem unir-se a esta causa. Saiba como AQUI