14 de Dezembro: Simpósio sobre Doenças Raras

14 de Dezembro Simpósio sobre Doenças Raras Local: Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Dia 14 de Dezembro vai realizar-se o Simpósio sobre Doenças Raras subordinado ao tema “Avaliando o envolvimento de todas as partes interessadas para melhorar a saúde”, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa CDG e outras Doenças Metabólicas Raras (APCDG-DMR) em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa/CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas) .

Este Simpósio tem como objetivo a realização de uma reflexão em conjunto com profissionais de saúde, associações de doentes e seus membros, investigadores,  sociedade em geral, e também aprofundar do conhecimento sobre o trabalho realizado pelas várias Associações com intervenção nesta área.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e incluem certificado de participação, coffee break e almoço.
E-mail para inscrição: aissato.djalo@fcm.unl.pt

Convite à apresentação de Posters:

Associações de Doentes estão convidadas a apresentar um póster com o resumo das suas atividades e cujas dimensões máximas são 100x70cm. Caso apresente um poster, por favor especifique no seu email de inscrição.

Data: 14 de Dezembro de 2012, às 8:30h.

Local: Anfiteatro I, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (Campo Mártires da Pátria, 130, 1169-056 Lisboa, Portugal)

8h30-8 h50: Receção (coffee break)
8 h50-9h00: Professor Paula Videira

Boas vindas e introdução
Tema 1 – “Doenças raras do ponto de vista clínico”
Presidido pela Doutora Vanessa Ferreira e Doutora Salomé de Almeida
9h00-9h40: “Uma Visão Geral de Doenças congênitas de glicosilação (CDG)”

Professor Jaak Jaeken (orador principal), médico da área de Doenças metabólicas que descobriu os Défices Congénitos da Glicosilação (CDG) em 1980.
9h40-10h10: “Diagnóstico genético em doenças raras”

Doutor Luís Nunes / Médica Salomé de Almeida
10h10-10h40: “Doença metabólica rara nos adultos”
Doutor Luís Brito Avô