Decorreu na passada terça-feira, dia 9 de junho, em colaboração com a Junta de Freguesia de Marvila, a Associação Salvador dinamizou o seu Peddypaper das Acessibilidades para um grupo de 130 jovens e crianças da colónia de férias Praia Campo de Marvila.
Nesta atividade, as crianças tiveram oportunidade de contactar com a realidade das pessoas com mobilidade reduzida, num percurso onde avaliaram a acessibilidade dos estabelecimentos e espaços públicos.
Ao participarem neste peddypaper, os jovens reconhecem a importância de sensibilizar os responsáveis pelos espaços (comércio, serviços, etc.) para um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora: a falta de acessibilidades.
Em grupos de 15 crianças, 2 monitores e um voluntário da Associação Salvador, a atividade decorreu na envolvente do jardim do Poço do Bispo. Os grupos visitaram diferentes espaços públicos e avaliaram a sua acessibilidade de acordo com os critérios da App “+Acesso para Todos”: entrada sem impedimentos; circulação interna sem impedimentos; casa de banho adaptada; lugar de estacionamento reservado.
Os espaços visitados que eram acessíveis foram distinguidos com o selo “Espaço Acessível”, nos espaços não acessíveis ficou a mensagem e sugestão das crianças de como garantir a acessibilidade para todos.
Acreditamos que esta atividade aproxima a realidade das pessoas com deficiência motora da realidade destes jovens e desenvolve neles a capacidade de se colocarem no lugar do outro, sendo assim também eles agentes de mudança.