10 de Dezembro: II Colóquio Media e Deficiência

II Colóquio Media e Deficiência 10 de dezembro de 2012, das 10.00h às 17.30h Auditório do edifício novo da Assembleia da República

Vai realizar-se no dia 10 de dezembro de 2012, das 10.00h às 17.30h, o II Colóquio Media e Deficiência, subordinado ao tema “A cobertura mediática do desporto para pessoas com deficiência“.

Esta iniciativa terá lugar no Auditório do edifício novo da Assembleia da República e é co-organizada pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social(GMCS), Plano Nacional para a Ética no Desporto / Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e Grupo de Reflexão Media e Deficiência.

O GMCS, no âmbito da sua missão criou um Grupo de Reflexão sobre esta temática, o qual tem vindo a elaborar um conjunto de projetos com o objetivo de identificar boas práticas dos media relativamente à deficiência (acessibilidades, voluntariado, conteúdos, entre outros).

É neste âmbito e tendo em consideração este objetivo que vai decorrer o II Colóquio Media e Deficiência.

10:00 – Abertura

– Alexandre Miguel Mestre, Secretário de Estado do Desporto e Juventude

– Feliciano Barreiras Duarte, Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares*

– Pedro Berhan da Costa, Diretor Gabinete para os Meios de Comunicação Social

– José Carlos Lima, Coordenador do Plano Nacional para a Ética no Desporto / IPDJ

1.ª Sessão

-Tratamento informativo do desporto de pessoas com deficiência

– Moderador: Carlos Daniel, Jornalista RTP

10:20 – Palestra

– Olga Pereira, investigadora e autora de estudos sobre a representação mediática dos atletas com deficiência

10:50 – Painel

– Humberto Santos, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal

– José Carlos Pavoeiro, Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para as Pessoas com Deficiência

– Mafalda Ribeiro, escritora

– Raul Cândido, Comunicação e Imagem, Federação Portuguesa de Desporto para as Pessoas com Deficiência

– Jornalista SIC

– Jornalista TVI

11:50 – Debate

12:40 – Pausa para almoço (livre)

2.ª Sessão

– Por uma ética de inclusão de e pelos Media – o exemplo do desporto. Que lições retirar para as outras áreas da deficiência?

Moderadora: Ana Lima, jornalista/Diretora da ALC

14:00 – Palestra

– Jorge Carvalho, Diretor do Departamento de Desporto do IPDJ

14:30 – Painel

– António Araújo, Jurista e autor do livro Cidadãos Portadores de Deficiência – O seu lugar na Constituição da República

– Gonçalo Ventura, Jornalista RTP

– José Carlos Abrantes, Provedor do Espectador da RTP

– Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador

– Sérgio Abrantes Mendes, Provedor da Ética no Desporto do PNED

– Sónia Morais Santos, Autora da rubrica Lutadores, Jornal de Notícias

15:30 – Debate

16:20 – Pausa para café

16:50 – Encerramento

– Marco António Costa, Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social*

– José Madeira Serôdio, Presidente Instituto para a Reabilitação, I.P.

– Augusto Fontes Baganha, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

– Sérgio Gomes da Silva, Coordenação Grupo de Reflexão Media e Deficiência

* A confirmar.