Visita à Fundação Champalimaud

Fundação Champalimaud 6 de novembro 2014

No dia 6 de novembro, visitámos a Fundação Champalimaud, com um grupo de 17 pessoas com deficiência motora, e ficámos a conhecer melhor o trabalho de investigação que desenvolvem na área das neurociências.

A Dra. Maria João Villas-Boas começou por fazer uma breve introdução da história da Fundação Champalimaud, diferentes áreas de atuação e descreveu o trabalho que desenvolvem nos diferentes espaços do magnífico edifício.

O Prof. Rui Costa, investigador principal do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud apresentou-nos o seu departamento, seguindo-se uma apresentação por alguns elementos da sua equipa de um sistema que permite controlar os movimentos apenas com o poder da mente, através de eletrodos colocados de forma não invasiva na cabeça. Foi bom conhecer alguma da investigação que está a ser efetuada e alimentar a esperança.

Depois de uma manhã bem passada, seguiu-se um almoço gentilmente oferecido pela Fundação Champalimaud.

Agradecemos à Fundação Champalimaud pela forma como nos recebeu e pela experiência proporcionada, não podendo também deixar de salientar a simpatia do Dr. Nuno Gonçalves, que nos acompanhou durante toda a visita e fez com que nos sentissemos em casa.