Um dia de exercício físico, com direito a passeio e paisagem privilegiada

A Associação Salvador quis comprovar a acessibilidade da Ecopista do Dão, percorrendo 47km de handbikes e bicicletas. Está aprovadada e recomenda-se o passeio a todos, porque as surpresas da natureza e o sentimento de superação do desafio valem o esforço.

Quem é que já ouviu falar na Ecopista do Dão?
Fazendo uma breve pesquisa sabemos que uma antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desactivada em 1988, foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão. Com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e talvez também a mais bonita.
A parte inicial desta ciclovia, começando a partir de Santa Comba Dão, situa-se nas margens do rio Dão e o seu afluente, o rio Pavia. Cada curva no rio significa uma curva na Ecopista e vistas magnificas no meio da natureza.

A Associação Salvador quis comprovar a acessibilidade desta pista, fazendo o passeio de handbikes e bicicletas e, ainda, levámos alguns atletas e muitos curiosos connosco.

O evento realizou-se nos dias 24 e 25 de maio, sendo que o primeiro dia teve um programa mais calmo: com almoço em Viseu, um passeio por Castro d’ Aire e finalizando o dia num momento de relaxamento no hotel. Antes de jantar houve tempo para uma apresentação de produtos de Cateterismo da empresa Teprel.
No segundo dia, depois da preparação e descanso, fez-se o passeio pela Ecopista do Dão onde os nossos atletas cumpriram rigorosamente 47 km em handbike e bicicleta.

O passeio vale bem pela paisagem e pela Ecopista que está muito bem conseguida, porque além de ser totalmente acessível, permite-nos estar disponíveis às surpresas da natureza. No entanto, não deixa de ser uma prova de esforço ao percorrer estes kilometros.

No final, todos ficaram satisfeitos e maravilhados pela superação do desafio. O esforço compensa e é destes encontros entre amigos que vale a pena participar nos eventos de convívio da Associação Salvador.

Este evento teve o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e uma participação especial da empresa Teprel, que também comparticipou o evento.