Resultados Prémio Ser Capaz – Investigação e Tecnologia 2011

1º Lugar - Projeto "DACHOR" 1ª Menção Honrosa - Projeto IntellWheels 2ª Menção Honrosa - Projeto Living Home Center

A  Associação Salvador com o objetivo de estimular a investigação no domínio da reabilitação psicomotora promove o Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia”.

A atribuição deste prémio é anual e prevê o financiamento de projetos que contribuam para o desenvolvimento de produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias, equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem a incapacidade de uma pessoa portadora de deficiência motora.

O período de candidaturas da segunda edição do Prémio decorreu entre 23 de Maio e 14 de Outubro 2011, tendo sido recebidas  22 candidaturas válidas.

O  júri desta iniciativa, composto pelo Salvador Mendes de Almeida (Fundador e Presidente da Associação Salvador), pelo Prof. António Câmara (Presidente da YDreams) e pelo Prof. Fernando Lobo (Professor -DEEI-FCT- Universidade do Algarve),  selecionou  os seguintes vencedores:

1º Prémio – € 5.000

Miguel Silva /Jorge  Martins/Paulo Melo/Carlos Vasconcelos

Projecto “DACHOR – lntegrated Design and COntrol of Hybrid Active Orthoses”

O projeto DACHOR propõe desenvolver uma inovadora ortótese ativa para o tornozelo de indivíduos com mobilidade reduzida e com patologias neuromusculares do aparelho locomotor, providenciando não só suporte para patologias da marcha mas também reabilitação do aparelho musculosquelético. A natureza hibrida desta ortótese ativa provem de uma componente de atuação mecânica externa, complementada por uma componente de estimulação elétrica funcional.

O projecto DACHOR baseia-se em metodologias de dinâmica multicorpo para modelar e otimizar a marcha humana patológica e também em arquiteturas adaptativas de controlo inteligente de ambos os tipos de atuação. É esperado que as inovações acima mencionadas contribuam para uma melhoria da marcha, reabilitação muscular, aumento da autonomia, diminuição do consumo energético, tamanho e peso dos atuadores externos. Os resultados com origem nos modelos computacionais providenciam o know-how para o desenvolvimento de protótipos de ortóteses ativas para o tornozelo.

O impacto mais importante deste projeto e o desenvolvimento de uma inovadora ortótese ativa e adaptativa que auxilia indivíduos com patologias do foro motor. Estes indivíduos irão ter acesso a uma ortótese de suporte a locomoção assim como de reabilitação muscular, que trará impacto positivo na qualidade de cada individuo

1ª Menção Honrosa – € 3.500

Projecto IntellWheels

Luis Reis/António Moreira/Marcelo Prety/Brigida Faria /Sergio Vasconcelos

O trabalho proposto teve como finalidade desenvolver uma Cadeira de Rodas Inteligente (CRI) com uma interface multimodal flexível que permita melhorar a vida das pessoas portadoras de deficiência motora. Baseado num projeto anterior em que foi desenvolvido um protótipo inicial de cadeira de rodas inteligente este projeto visa desenvolver uma interface multimodal flexível para a CRI, recorrendo a comandos de voz, expressões faciais, movimentos de cabeça e comandos através de um joystick e possíveis combinações de todos estes comandos.

2ª Menção Honrosa – € 1.500

Projeto Living Home Center

Carlos Pires/Fernando Pinto /Victor Teixeira

O Living Home Center é uma plataforma que permite a cidadãos com mobilidade reduzida e a idosos o fácil acesso a um conjunto de serviços de importância fundamental na sociedade digital atual, nomeadamente, e-mail, agenda, redes sociais, áudio e vídeo conferencia e mensagens instantâneas, através de uma interface simples e intuitiva. Para isso, combina meios de interação tradicionais com interação natural, de forma transparente para o utilizador.

A forte integração entre diversos serviços, modularidade da plataforma para integração de novos serviços, assim como a disponibilização de meios de interação tradicionais como o teclado, rato, bem como meios alternativos mais naturais como o toque ou a voz, este ultimo utilizável para controlo ou inserção de textos de alguma dimensão em português europeu, podendo o utilizador selecionar o meio mais adequado as suas preferências ou limitações de forma transparente, são alguns dos fatores que caracterizam este trabalho como inovador. Para alem disto, é possível a qualquer programador a expansão da plataforma para suportar não só novas aplicações, mas também novos meios de interação, expandindo a aplicabilidade para outros públicos.

A edição de 2011 do Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia” tem o patrocínio da Abbott, e o apoio dos mecenas da Associação Salvador, Banco Espírito Santo e Semapa, e ainda da YDreams.

A cerimónia de entrega dos prémios e apresentação pública dos projetos premiados terá lugar no mês de Janeiro em data e local a informar.