Resultados Acção Qualidade de Vida 2011

31 pessoas apoiadas Valor dos apoios atribuidos: 100.000 € Ficaram de fora 75% das candidaturas por falta de verba

A Acção Qualidade Vida é uma iniciativa anual da Associação Salvador que atribui apoios directos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros, apoios esses que fazem a diferença na qualidade de vida destas pessoas, melhorando em muitos casos a sua integração na sociedade.

Em 2011 concorreram à Acção Qualidade de Vida 124 candidatos que apresentaram pedidos de apoio no valor total de 935 mil euros, mais 59 candidaturas que as recebidas em 2010. Neste momento a Associação Salvador apenas consegue apoiar 31 candidaturas porque,  embora tenha aumentado o orçamento para esta iniciativa, dispõe apenas de 100 mil euros, o que é manifestamente insuficiente.

A Acção Qualidade de Vida 2011 conta com o apoio dos mecenas Semapa e Banco Espírito Santo e ainda com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da marca Lancer´s Free. Contou ainda com o contributo de inumeras pessoas que apoiaram esta causa através da aquisição de produtos de merchandising da Associação Salvador.

A Associação Salvador está empenhada em obter fundos adicionais para apoiar mais casos, tendo criado para o efeito uma campanha de angariação de fundos, em vigor até ao final do ano, através de chamadas de valor acrescentado para o número 760 10 50 60. A chamada tem o custo de 0,60  euros mais IVA, dos quais 0,50 cêntimos revertem a favor da iniciativa Acção Qualidade de Vida da Associação Salvador.

Lista de pessoas a serem apoiadas através da Acção Qualidade de Vida 2011:

Nome Tipo de deficiência Idade Localidade Apoio a atribuir
CATEGORIA VIDA COM DIGINDADE
Alexandro Borsci Tetraplegia  35 Lisboa Transporte durantes 6 meses para fisioterapia; Cadeira de banho
André Filipe Ferreira Gonçalves  Tetraplegia  27 S. Vicente Pereira  Cadeira  de rodas de posicionamento
André Marques Gonçalves  Amaurose Congénita de Leber 10 Águeda Cama articulada  com estrado tripartido
Catarina Pereira Tavares  Sindrome de São Filippo 28 Lourosa Cadeira elevatória para escada interior
Diana Silva Paralisia Cerebral 18 Infias Cadeira de rodas eléctrica
Edmira Monteiro Paralisia Cerebral 5 Cascais Cadeira Bug com cinto pelvico e tabuleiro
Horácio Oliveira Paraplegia  47 S. Miguel de Souto Cadeira de rodas eléctrica
Hugo Iria dos Santos Tetraparésia 14 Gouveia  Cama eléctrica tripartida
João Manuel Silva Paraplegia  24 Paço da Comenda Cadeira manual + Almofada anti-escaras + óculos