O QUE FAZEMOS:
Campanhas

Sem Acessibilidade, Mal Empregada A Lei

“Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei” é o mote da campanha da Associação Salvador. O foco não se prende apenas com os acessos universais que devem existir, mas também com o modo como a Lei das Quotas está a ser implementada e os desafios que ainda existem aos dias de hoje.

A 20 de outubro celebrou-se o Dia Nacional das Acessibilidades. Para assinalar a data, a Associação Salvador organizou um conjunto de iniciativas durante este mês, nomeadamente junto da comunidade empresarial, as Accessibility Talks, pensadas com o propósito de consciencializar para o tema das Acessibilidades.

Apesar de todos reconhecermos a importância e impacto destas iniciativas, é certo que há ainda um longo caminho a percorrer nesta área. O tema ganhou especial destaque junto das empresas devido à recente aprovação da Lei n.4/2019, também conhecida como Lei das Quotas, aplicada pelo Governo como forma de garantir que as empresas privadas integram pessoas com deficiência.

No entanto, ainda que esteja indicado que as empresas privadas devem integrar entre 1 a 2% de colaboradores com deficiência, os resultados estão ainda muito distantes dos pretendidos. Acresce que, muitas das vezes, ainda que as empresas efetuem as alterações necessárias para empregar pessoas com deficiência, a experiência para o colaborador pode não ser verdadeiramente inclusiva.

A Associação Salvador, que trabalha há muito tempo para que o tema das Acessibilidades se torne uma tema de todos nós, pretende ser um aliado junto da comunidade empresarial na promoção da mudança de atitudes, comportamentos e mentalidades. Nesse sentido, nasceu a campanha “Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei”, que pretende alertar que a mudança é mais abrangente do que as alterações que as empresas possam realizar para se tornarem inclusivas, pois não chega “arranjar emprego”. Se não houver acesso de casa até aos transportes públicos ou acessibilidade dentro do próprio local de trabalho, para muitos torna-se impossível trabalhar.

Num mundo ideal, não deveria ser necessário impor um sistema de quotas e a integração deveria ser plena. No entanto, a realidade ainda está longe de ser essa, pois sem a existência de quotas obrigatórias, as empresas não estavam a fazer essa integração. As quotas vieram acelerar o processo e estamos expectantes quanto  aos resultados decorrentes da fiscalização da Lei,

afirma Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação Salvador

Em Portugal, existe cerca de um milhão de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade. A sua integração no mercado de trabalho tem inúmeros benefícios para as empresas e para a sociedade. Apenas com acessibilidade universal, poderemos assistir a uma inclusão plena.

 

A campanha foi desenvolvida pela agência criativa Dentsu Creative Portugal, com ilustração de Rogério Puhl, e 78 Filmes encarregue da produção dos filmes.

Vídeo | Estúdio Som da GUEL Produções Audiovisuais, com voz off de Inês Castel-Branco e Albano Jerónimo e música “When the Sunrise”, de Yehezkel RAZ

Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei - Poster #2

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVOLVA-SE
Faça parte desta causa!

O seu apoio é muito importante. Fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência motora está ao seu alcance.

Conheça as diferentes formas de apoiar o trabalho da Associação Salvador e junte-se a nós na ambição de tornar Portugal mais inclusivo e acessível.

Um pequeno gesto que contribui para a inclusão!

Siga-nos e acompanhe as últimas novidades
LinkedIn
YouTube
Instagram