O QUE FAZEMOS:
Integração, Projetos-Colaboracao

InSports

O InSports é um projeto que procura abordar estratégias para a promoção da prática de desportos por pessoas com deficiência motora. A parceria envolve a Associação Salvador, MAD for Europe, Associação Naval de Lisboa, com co-financiamento do Erasmus+.

Desenvolvido num âmbito de parceria com outras organizações, o InSports é um projeto liderado pela Associação Salvador no âmbito da área do desporto. Este pretende ser um trabalho de empoderamento, demonstrando como as atividades desportivas estão ao alcance de qualquer pessoa com deficiência motora.

InSports pretende promover a inclusão e a diversidade na área do desporto, treino, e educação da comunidade em geral.

Parceiros neste projeto, com a Associação Salvador, estão presentes a MAD for Europe (MAD4EU) e a Associação Naval de Lisboa. InSports é um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Programa Erasmus+.

Os objetivos do InSports

CAPACITAÇÃO

A Associação Salvador irá capacitar a equipa da MAD 4 Europe com estratégias e ferramentas no campo dos desportos adaptados para pessoas com deficiências físicas.

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

Criação de sessões de prática de desporto adaptado, adequado para pessoas com deficiências físicas, e que podem ser colocadas em prática por beneficiários do MAD 4 Europe.

COMUNICAÇÃO E PARTILHA

Comunicar, promover e partilhar as melhores estratégias e práticas para aumentar a consciencialização sobre o impacto positivo do desporto na vida das pessoas com deficiência motora.

É expectável que o projeto InSports demonstre, de forma clara, a integração dos seus resultados no trabalho regular das organizações participantes.

CURTO PRAZO

Capacitar a equipa técnica do MAD 4 Europe com ferramentas e estratégias para a implementação de atividades relacionadas com a prática de desporto por pessoas com deficiências físicas.

MÉDIO PRAZO

Aumentar a consciencialização sobre a relevância e o impacto positivo da prática regular de desporto por pessoas com deficiência física, impactando de perto este grupo.

LONGO PRAZO

Desenvolver material e promover formas capazes de novas organizações, ou organizações menos experientes, realizarem as ações que sempre ambicionaram fazer.

Os objetivos do InSports estão alinhados com o tema da inclusão e diversidade, e pretendem, em última instância, ser um passo para a promoção de igualdade de oportunidades e acesso ao desporto por pessoas com deficiências físicas.

Pretende-se que este projeto tenha particular impacto a nível europeu, com a possibilidade da criação de uma rede europeia única para o apoio de qualquer tipo de atividade desportiva no âmbito da inclusão social.

Associação Salvador: organização sem fins lucrativos fundada em 2003, cuja missão é promover a inclusão plena das pessoas com deficiência motora, melhorar a sua qualidade de vida e colaborar na defesa dos seus direitos, co-construindo uma sociedade mais justa e sensibilizada para a diversidade.

MAD for Europe (MAD4EU): organização espanhola, especializada na inclusão através da Educação, Formação, Juventude e Desporto, e tendo como objetivo a integração de qualquer pessoa na sociedade. A aspiração da MAD4EU é a melhoria da qualidade de vida de todos os europeus com atividades várias, como projetos educativos para a integração.

Associação Naval de Lisboa: organização sem fins lucrativos e de utilidade pública, e que é atualmente o clube mais antigo da Península Ibérica. O seu propósito é a promoção da prática de desportos naúticos, nomeadamente Vela e Remo. Possui atividades de formação até à alta competição, assim como promoção de atividades de Vela Adaptada, Vela Ligeira, Vela de Cruzeiro e Vela de Lazer. São promotores, de forma contínua, da prática de desporto por pessoas com deficiências físicas.