AVALIAÇÃO DE USABILIDADE
Visita de um embaixador da Associação Salvador, pessoa com deficiência motora que passa por dificuldades de mobilidade, devido à falta de acessibilidades, no seu dia-a-dia, para uma avaliação e aconselhamento não técnico, mas de usabilidade do espaço relativamente às acessibilidades.
Esta avaliação será feita em todo o local, desde o estacionamento até ao final do percurso, incluindo análise de transportes públicos adaptados até ao local, testando todos os pequenos pormenores essenciais para uma boa experiência do cliente/trabalhador. Esta avaliação é maioritariamente focada na acessibilidade física. No final da visita é enviado um relatório sobre a visita e sugestões de melhorias de acessibilidade.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Objetivo:
Análise de projeto para permitir a integração de pessoas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efetiva no espaço, com eventual proposta de sugestão de correção de barreiras encontradas.
Fases da proposta:
Análise
Análise e compilação de todos os elementos adquiridos, por forma a listar as inconformidades e será desenvolvido por:
- Análise e medição de elementos das peças desenhadas e análise de peças escritas do projeto que possam conter barreiras ao abrigo do DL 163/2006 para pessoas de mobilidade condicionada;
- Análise e medição de peças desenhadas e peças escritas do projeto que possam conter barreiras de impedimentos para outros tipos de deficiência, ao abrigo de Decretos-Lei, Leis, Normas e/ou Diretivas, bem como ao direito de igualdade dos cidadãos;
- Listagem de barreiras encontrados no projeto.
Sugestões de melhorias
Elaboração de plantas, elementos gráficos e peças escritas para total entendimento das soluções apresentadas:
- Elaboração de peças desenhadas, com integração dos novos elementos propostos e indicação da localização e tipo de soluções apresentadas para colmatar as barreiras presentes no projeto;
- Elaboração de relatório com a descrição, acompanhado de imagens, de todas as barreiras que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial encontrados no projeto com sugestão de soluções a adotar para melhorar o funcionamento do edifício para pessoas com impedimentos de natureza física, intelectual e/ou sensorial.
AVALIAÇÃO TÉCNICA C/ ELABORAÇÃO DE PROJETO
Numa primeira fase, é elaborada a análise do espaço em causa, através de elementos fornecidos pelo cliente – projetos e fotografias.
Com base nestes elementos, será apresentado um orçamento que proporcione ao dono de obra o total entendimento sobre solução proposta, a desenvolver da seguinte forma:
- Elaboração das diferentes operações a realizar;
- Informação sobre eventuais elementos necessários ao bom desenvolvimento do projeto;
- Integração das várias intenções dos clientes;
- Verificação das normas do DL 163.
Após a apresentação de orçamento, poderá ser efetuada visita ao espaço, caso existam dúvidas em relação aos elementos apresentados anteriormente.
Concluída a verificação de todos os elementos, será elaborada uma proposta de intervenção de acordo com as necessidades do cliente e dando cumprimento ao DL 163, quer em termos de organização espacial quer em termos de materiais. Serão elaborados desenhos, contendo informação total sobre o espaço – integração da proposta, de acordo com as soluções adotadas no programa base:
- Elaboração de peças escritas;
- Elaboração de peças desenhadas em esquisso;
- Elaboração de peças desenhadas em autocad.
Com a aprovação da proposta e caso haja necessidade, daremos seguimento aos de pedidos de orçamento.