Novas versões do Teclado e do Rato Virtual melhoram a integração laboral de pessoas com incapacidades físicas

A Universidade de Lleida, através da cátedra “Indra-Fundação Adecco”, apresenta a incorporação do conceito de macros configuráveis no teclado virtual VirtualKeyboard e o rato virtual HeadMouse

A Universidade de Lleida (UdL) apresentou duas novas versões do teclado virtual –VirtualKeyboard 3.1- e do rato virtual – HeadMouse 4.1 – ambas criadas para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao mercado de trabalho. Estas versões podem-se descarregar, de forma gratuita, através do site da Indra www.tecnologiasaccesibles.com ou da UdL http://robotica.udl.cat.

O contínuo avanço destes projetos, desenvolvidos no âmbito das Cátedras de Tecnologia Acessível, resultantes da parceria entre a Indra e a Fundação Adecco, têm como principal objetivo o desenvolvimento de investigações que permitam e facilitem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida às novas tecnologias.

Nas novas versões de HeadMouse e de VirtualKeyboard estão incorporadas funcionalidades que dão resposta às sugestões de melhoria realizadas pelos utilizadores que já descarregaram a aplicação em todo o mundo. No total, contabilizaram-se mais de 340.000 descargas do HeadMouse e do VirtualKeyboard, na sua grande maioria procedentes de Espanha e da América Latina (Brasil, Chile, México, Colômbia o Argentina).

Novas versões

Durante a apresentação, o professor da Universidade de Lleida e o diretor científico da Cátedra Indra-Fundação Adecco, Jordi Palacín, explicaram que as novas versões do HeadMouse e do VirtualKeyboard permitem que um clic se traduza no carregar de uma sequência de teclas (denominadas Macros). Desta forma, um utilizador com incapacidade motora evita ter que aceder a um teclado virtual e posteriormente, pulsar a sequência de teclas para realizar uma determinada tarefa repetitiva.

Por exemplo, numa tarefa aparentemente tão simples como copiar e colar um texto num outro documento, é possível fazer-se um clic para realizar [Ctrl+C], outro clic para selecionar o novo documento e outro clic para realizar [Ctrl+V], a poupança mínima de esforço é de 50%, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade, ao poder realizar tarefas complexas e sistemáticas mediante a realização de um único clic sem programas adicionais.

Outros exemplos indicativos da melhoria de produtividade podem obter-se através do premir de uma tecla configurável para abrir um navegador, aceder a uma determinada página na intranet da empresa ou escrever de forma automática o login e password, o que representa uma poupança estimada de 97% no esforço necessário para o premir das teclas.