Das ruas para a Associação Salvador, Urban Artists nacionais unem-se em leilão solidário

Street Art Indoor decorre entre os dias 16 e 30 de junho, no site do Palácio do Correio Velho. Uma iniciativa inédita de angariação de fundos, para apoiar pessoas com deficiência motora.

A urban art está na moda e, nos últimos anos, temos assistido a um crescimento exponencial desta arte, que enche as cidades de talento, cor e criatividade. Foi a pensar nisso que a Associação Salvador lançou o desafio a 22 artistas para se juntarem à Street Art Indoor, uma iniciativa inédita de angariação de fundos, para apoiar pessoas com deficiência motora.

O confinamento obrigou-nos a todos a ficar em casa, resguardados, mas nem por isso parados. A Street Art Indoor resulta assim do trabalho em confinamento de 22 artistas que, habitualmente, usam as ruas como tela e que, agora, se viram obrigados, também eles, a repensar o seu método de trabalho.

A Street Art Indoor oferece uma oportunidade única de levar para casa originais de artistas que estamos habituados a ver nas ruas. Aliaram-se à iniciativa artistas consagrados como Mr.Dheo, AKACORLEONE, Utopia, Tosco XoscxFilippo Fiumani, Frederico DrawMaria Imaginário.

“A iniciativa Street Art Indoor surgiu da vontade de devolver as ruas às pessoas. Através deste leilão solidário, queremos que as pessoas possam levar para casa verdadeiras obras de arte de artistas que estão habituados a admirar de longe, nas ruas das suas cidades. O valor angariado será utilizado para apoiar pessoas com deficiência motora que, infelizmente, demorarão mais a regressar às ruas. Queremos ajudar a quebrar o isolamento que estas pessoas vivem de forma permanente, muitas vezes por não terem as condições adequadas para poderem sair de casa com autonomia. Queremos devolver-lhes as ruas, os passeios, os restaurantes…”, explica Salvador Mendes de Almeida, Fundador e Presidente da Associação Salvador.

“A arte urbana tem assistido a um crescimento muito significativo em todo o mundo e em Portugal, em particular, sendo cada vez mais valorizada. Artistas como os que agora se juntam à Street Art Indoor são hoje reconhecidos pelas suas obras e talento, elevando ainda mais o potencial e a expetiva sobre iniciativas como esta”, refere Raul Carvalho, GM da Underdogs.

O leilão solidário, em parceria com a leiloeira Palácio do Correio Velho, decorre entre os dias 16 e 30 de junho e pretende angariar fundos para o apoio a pessoas com deficiência motora que, nesta fase particularmente difícil, provocada pela pandemia COVID-19, se encontram em situações mais frágeis e vulneráveis.

Poderá licitar as peças no site do Palácio do Correio Velho, AQUI.

Em Portugal, são muitas as pessoas com deficiência motora que vivem em isolamento permanente e a Associação Salvador luta diariamente pela sua integração na sociedade.

Infelizmente, a propagação do vírus e o confinamento social alargado a toda a população, vieram acentuar ainda mais o isolamento das pessoas com deficiência que, hoje, se vêem muitas vezes sem assistência, presas em casa e sem acesso a necessidades básicas. Uma população de risco que, nesta fase conturbada, necessita do apoio e envolvimento de todos.

Ao longo de 16 anos, a Associação Salvador já apoiou mais de 3.400 pessoas, através de obras em casa, integração profissional, desporto adaptado, entre outros projetos. Tem também realizado um trabalho intenso de sensibilização e pressão para uma mudança nas acessibilidades do nosso país e em escolas, para criar uma sociedade mais inclusiva.