Chegaram ao fim as 3 semanas de atividades, promovidas pela Associação Salvador!

Semanas de Atividades Destinadas a adultos com deficiência motora Decorreram entre 24 de julho e 12 de julho Patrocinadas pelo Prémio BPI Capacitar

Tendo como finalidade promover a integração e vivência de novas experiências por parte de diferentes pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador promoveu três semanas de atividades, patrocinadas pelo Prémio BPI Capacitar. Realizaram-se entre 24 de Junho e 12 de Julho, sob os temas semanais: radical, cultural e gastronómico.

A semana radical foi muito intensa ao nível físico e psicológico. A volta de semi-rígido pelo Tejo com os saltos nas esteiras dos outros barcos, os saltos de pára-quedas com a enorme adrenalina que causam, o surf adaptado num dia de praia inesquecível e o hipismo, dando a muitos sensação de voltar a andar, foram sem dúvida os pontos altos desta semana! O jantar convívio no Hotel Altis Belém foi vivido com uma sensação de união do grupo pela intensidade dos momentos passados e uma ótima forma de partilhar as experiências que decorreram durante a semana. Tivemos 15 participantes e 5 acompanhantes, contámos com 3 voluntários por dia, uma enfermeira e uma coordenadora.

A semana cultural foi uma semana muito estimulante ao nível intelectual. A visita aos museus, sempre com guia, enriqueceu bastante o nível de cultura do grupo (museus: Paula Rêgo, Azulejo, Lisboa Story Center, Palácio Nacional da Ajuda – Exposição Joana Vasconcelos; Parque e Palácio de Monserrate). Os workshops de dança, de escrita criativa, de olaria e pintura deram a componente criativa que queríamos desenvolver nos participantes. Fomos ao teatro ver uma peça de humor de Marta Gautier e ainda tivemos o jantar convívio no Hotel Altis Belém. Tivemos também 15 participantes e 5 acompanhantes, contámos ainda com 3 voluntários por dia, uma enfermeira e uma coordenadora.

A semana gastronómica foi muito rica tanto culturalmente como na variedade de assuntos que abordámos dentro do tema central. Os workshops de culinária, cocktails, horticultura deram a componente prática que queríamos desenvolver nos participantes. O almoço em Setúbal, a degustação de chocolates, a prova de vinhos nas Caves José Maria da Fonseca estimularam a parte gourmet, e finalmente o passeio pela Expo, ao Parque e Palácio de Monserrate, a exposição da Joana Vasconcelos e o jantar convívio no Hotel Altis Belém vieram enriquecer ainda mais esta semana. Para esta semana o grupo era de 13 participantes e 5 acompanhantes, completado com a preciosa ajuda de 3 voluntários por dia, uma enfermeira e uma coordenadora.

Para além de um agradecimento enorme ao BPI, que acreditou no projeto e tornou possível a sua realização, agradecemos o apoio da  Nestlé, que ofereceu produtos para os lanches das 3 semanas. Agradecemos também a todos os voluntários, incansáveis no apoio logístico, que nem sempre foi fácil!

Esperamos de futuro poder continuar a desenvolver atividades que permitam viver momentos inesquecíveis a todas as pessoas com deficiência motora que nelas participam (e também a nós que as organizamos), tal como aconteceu com estas semanas!