Cerimónia de entrega do Prémio “Ser Capaz”

Investigação e Tecnologia Prémio Ser Capaz Prótese que acompanha crescimento de crianças

A Associação Salvador com o objectivo de estimular a investigação no domínio da reabilitação psicomotora promove o Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia”. A cerimónia publica de entrega dos galardões teve lugar no dia 21 de Fevereiro, pelas 18h30, no Espaço BES Arte & Finança, em Lisboa.

A atribuição deste prémio é anual e prevê o financiamento de projectos que contribuam para o desenvolvimento de produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias,  equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem a incapacidade de uma pessoa portadora de deficiência motora.

O período de candidaturas da primeira edição do Prémio decorreu entre Setembro e Dezembro de 2010, tendo o júri, composto pelo Salvador Mendes de Almeida (Fundador e Presidente da Associação Salvador), pelo Prof. António Câmara (Presidente da YDreams) e pelo Prof. Fernando Lobo (Professor -DEEI-FCT- Universidade do Algarve), seleccionado os seguintes vencedores entre as candidaturas recepcionadas:

1º Prémio -Prémio € 7.000 – João Pedro Silva Leite / João Pedro Ferreira – Projecto “Walk HD”. A Walk HD é uma prótese que visa acompanhar o crescimento de crianças amputadas, para que desta forma não exista a constante necessidade de se proceder à troca destes dispositivos. Desta forma é possível rentabilizar todos os elementos constituintes da prótese, dando-lhes um tempo de vida útil bastante superior ao normal.

Menção Honrosa 1 – Prémio € 1.500 – Luis Alexandre / Diogo Correia – “Auxiliar para alcançar objectos”.  Trata-se de um dispositivo que permite a um humano alcançar pequenos objectos que se encontram fora de alcance. Permite, por exemplo, que pessoas que estejam em cadeira de rodas consigam alcançar objectos que se encontrem em cima de uma prateleira ou no chão.

Menção Honrosa 2 – Prémio € 1.500 –  Flávio Rosa Soares – “Simon Project” – Sistema que permite que uma pessoa ao entrar no quarto a luz acenda e ao sair a luz apague. Este sistema é apenas activado pela cadeira de rodas e funciona para qualquer dispositivo eléctrico.

O Prémio Ser Capaz – Investigação e Tecnologia conta com o patrocínio dos Mecenas da Associação Salvador, Banco Espírito Santo e Semapa, e o apoio da YDreams