A convite da Associação Salvador, 40 artistas nacionais unem-se para a “Quarentena Solidária”. Uma iniciativa pioneira, cuja totalidade das receitas reverte para o combate ao isolamento permanente de pessoas com deficiência motora.
O leilão solidário, em parceria com a leiloeira Palácio do Correio Velho, pretente angariar fundos para o apoio a pessoas com deficiência motora que, nesta fase particularmente difícil, provocada pela pandemia COVID-19, se encontram em situações mais frágeis e vulneráveis.
A esta “Quarentena Solidária”, juntaram-se nomes como Álvaro Siza Vieira, Ana Manso, Eduardo Souto Moura, Fernanda Fragateiro, Filipa Sáragga, Graça Morais, João Fazenda, João Penalva, Ojê akaTomás Pires, Pedro Vaz, Rita GT, Vasco Araújo ou Xana Abreu, mais conhecida dos mais pequenos como Xana TocToc. Ao todo, serãoleiloadas 40 peças, de 40 artistas nacionais que, de imediato, aceitaram o desafio da Associação Salvador.
O valor angariado, será aplicado, na sua totalidade, na aquisição de bens de primeira necessidade e medicamentos, bem como na atribuição de rampas, plataformas elevatórias ou outro tipo de equipamentos que permitam quebrar o isolamento que estas pessoas vivem de forma permanente, muitas vezes por não terem as condições adequadas para poderem sair de casa com autonomia.
O leilão solidário, decorre entre os dias 12 e 26 de maio, no site do Palácio do Correio Velho. Para licitar, basta clicar AQUI.
Em Portugal, são muitas as pessoas com deficiência motora que vivem em isolamento permanente e a Associação Salvador luta diariamente pela sua integração na sociedade.
Infelizmente, a propagação do vírus e o confinamento social alargado a toda a população, vieram acentuar ainda mais o isolamento das pessoas com deficiência que, hoje, se vêem muitas vezes sem assistência, presas em casa e sem acesso a necessidades básicas. Uma população de risco que, nesta fase conturbada, necessita do apoio e envolvimento de todos.
“A Associação Salvador luta diariamente para combater esta realidade. Neste sentido, temos tentado responder a diferentes necessidades, através da entrega de cabazes com bens de primeira necessidade, da criação de uma linha telefónica de apoio psicológico, disponível todos os dias, de formações e aulas online, que ajudem a manter corpo e mente ativos, entre muitas outras iniciativas”, explica Salvador Mendes de Almeida, fundador e Presidente da Associação Salvador.
“Os nossos projetos tiveram que se adaptar a esta nova realidade, encontrando novas formas de chegar às pessoas, sem nunca perder o humanismo e sensibilidade que caracteriza o nosso trabalho”, conclui.
Ao longo de 16 anos, a Associação Salvador já apoiou mais de 3.400 pessoas, através de obras em casa, integração profissional, desporto adaptado, entre outros projetos. Tem também realizado um trabalho intenso de sensibilização e pressão para uma mudança nas acessibilidades do nosso país e em escolas, para criar uma sociedade mais inclusiva.