Associação Salvador desmistifica preconceitos sobre deficiência em escolas

Entre Janeiro e Maio a Associação Salvador irá realizar palestras de sensibilização sobre deficiência em 19 escolas

A Associação Salvador irá realizar, entre Janeiro e Maio de 2013, palestras de sensibilização sobre deficiência, em escolas de 3º ciclo e ensino secundário. Estas palestras irão decorrer no âmbito do projeto “Sensibilização em escolas” que este ano letivo 2012-2013 tem como mote: “Vamos criar espaço para todos. Palestras para irmos mais longe na inclusão”.

As palestras serão dinamizadas por pessoas com deficiência motora que se deslocam em cadeira de rodas. Os oradores partilham com os alunos a sua história de vida, desmistificando preconceitos sobre a deficiência e apelando à participação ativa de todos os jovens para a criação de uma sociedade mais inclusiva.

Até ao momento já foram visitadas duas escolas:

• 16 de Janeiro: Escola Básica Dr. Francisco Cabrita, em Albufeira – Palestra dinamizada por João Monteiro
  • 24 de Janeiro: Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, no Porto – Palestra dinamizada por Luís Vaz

Em Outubro de 2012, a Associação Salvador lançou lançou um desafio a todas as escolas de Portugal Continental para se candidatarem a receber palestras sobre deficiência motora e acessibilidades. As inscrições estiveram abertas até ao final de Novembro. No total recebemos 28 inscrições de escolas. Destas 19 foram selecionadas para receber palestras.

Até Maio serão visitadas as seguintes escolas (em data a agendar com as respetivas escolas):

• Escola Básica Dr. Francisco Cabrita (16 de Janeiro)
  • Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus (24 de Janeiro)
  • Escola Profissional da Serra da Estrela
  • Agrupamento de Escolas de Mortágua
  • Escola de Hotelaria e Turismo do Douro
  • Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, pólo de Alvaiázere
  • Escola Profissional e Artística da Marinha Grande
  • Agrupamento de Escolas de Carnaxide – Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Sede de Agrupamento
  • Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano
  • Escola Secundária de Penafiel