Associação Salvador desafia comerciantes a quebrar degraus pela acessibilidade

Assinada pela Partners, com produção da 78, alerta para a necessidade urgente de uma mudança na área das acessibilidades, protagonizado pela bailarina e coreógrafa com deficiência motora, Diana Niepce.

Associação Salvador lança uma nova campanha, que pretende abrir caminho para uma mudança efetiva, que acabe passo a passo com a exclusão social e o isolamento de milhares de pessoas com deficiência motora em todos o país.

A música é do conhecido ballet de Tchaikovski, “O Quebra Nozes”, mas a coreografia é uma performance pela acessibilidade, um alerta, uma dança que se quer a dois, desafiando todos os comerciantes a “quebrar degraus” e, desta forma, a eliminar todas as barreiras que impedem a livre entrada e circulação nos seus espaços, democratizando-os e abrindo-os a todos, sem exceção.

“Estamos em pleno século XXI, todos os dias surgem novas invenções, novas tecnologias e quebram-se mais barreiras. Orgulhamo-nos de receber grandes eventos internacionais e de sermos destino turístico de eleição. Mas e os milhares de pessoas que continuam isoladas entre quatro paredes? Durante o confinamento, o mundo inteiro teve oportunidade de sentir na pele aquilo pelo qual as pessoas com deficiência motora passam diariamente, durante uma vida inteira. Agora que retomámos a vida normal, vão voltar a deixar-nos para trás?”, refere Salvador Mendes de Almeida, presidente e fundador da Associação Salvador.

A Lei das Acessibilidades tem mais de 20 anos. As mudanças acontecem muito lentamente, mas a vida das pessoas com deficiência não pára. Todos os dias, milhares de pessoas ficam à porta de restaurantes, lojas, hotéis ou bancos por falta de acessibilidade.

“Conseguem identificar uma rua em Portugal que seja totalmente acessível, onde conseguimos entrar em todos os estabelecimentos e circular com autonomia em qualquer lugar? Arrisco-me a dizer que não existe”, desafia Salvador Mendes de Almeida.

A campanha pretende abrir caminho para uma mudança efetiva e urgente, rumo a um acesso igualitário a qualquer loja, hotel ou restaurante, num ano particularmente simbólico, em que se assinala, pela primeira vez de forma oficial, o Dia Nacional das Acessibilidades, a 20 de outubro de 2022.

Maioritariamente digital, a campanha terá também uma forte presença televisiva, com spots nos principais canais generalistas e por cabo.

Saiba mais sobre esta ação e aceda a todos os materiais em: www.associacaosalvador.com/o-que-fazemos/quebra-degraus/2638/.

QUEBRA DEGRAUS NO TEU RESTAURANTE:

QUEBRA DEGRAUS NO TEU HOTEL:

QUEBRA DEGRAUS NA TUA LOJA: