APP +Acesso para Todos

Projeto vencedor do Prémio Solidário 25 anos SIC, ambiciona um “Portugal Mais Acessível”.
A partir de agora, vai ser mais fácil denunciar situações que condicionam a mobilidade de pessoas com deficiência motora.

APP CRIADA PELA ASSOCIAÇÃO SALVADOR CHAMA-SE +ACESSO PARA TODOS E JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Foi o projeto vencedor do Prémio Solidário 25 anos SIC e tem como objetivo um “Portugal Mais Acessível”.

Dia 3 de maio fica marcado para a Associação Salvador pelo lançamento da App +Acesso Para Todos, uma aplicação que permite classificar os espaços ao nível das acessibilidades, partilhar bons exemplos e denunciar aqueles que não reúnem as condições mínimas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Estas denúncias são diretamente enviadas para as entidades competentes pela fiscalização das acessibilidades em espaços públicos e privados.

A criação desta aplicação é uma das 13 iniciativas do Portugal Mais Acessível, o projeto vencedor do Prémio Solidário 25 anos SIC, criado pela SIC Esperança para comemorar o aniversário da SIC, e tem como objetivo dinamizar várias ações ao longo deste ano com o intuito de sensibilizar a sociedade para os obstáculos que milhares de pessoas enfrentam para se movimentar diariamente.

Obstáculos que transformam situações simples do quotidiano como atravessar a estrada, ir às compras, almoçar fora, ir a um museu ou ao teatro, votar, ou apanhar um transporte público, em experiências verdadeiramente desgastantes.

Escadas em vez de rampas, edifícios com entradas demasiado estreias, rampas com inclinações vertiginosas. Meras inconveniências para uns, obstáculos inultrapassáveis para outros. Mas a partir de agora, vai ser mais fácil denunciar situações que condicionam a mobilidade de pessoas com deficiência motora.

A app vai facilitar o envio de reclamações sobre as situações que não cumpram os requisitos legais de acessibilidade e mobilidade em espaços públicos e privados. Todas as reclamações serão enviadas de forma imediata e automática para o Instituto Nacional para a Reabilitação e as respetivas Câmaras Municipais.

Paralelamente, a app também destacará bons exemplos de acessibilidades, boas práticas e nomeia os concelhos portugueses mais acessíveis do país.

Descarregue. Instale. Denuncie. Partilhe