NOTÍCIA

EMEL lança concurso “EMEL em Movimento 2013”

A EMEL vai atribuir até 25 mil euros ao melhor projecto de promoção da inclusão social e da melhoria da mobilidade das pessoas com deficiência

A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa vai atribuir até 25 mil euros ao melhor projecto de promoção da inclusão social e da melhoria da mobilidade das pessoas com deficiência, através do concurso “EMEL em Movimento 2013”.

O prémio é apresentado hoje à tarde, no Torreão Poente da Praça do Comércio, onde será também inaugurada a Exposição “Lisboa é Para todos”, sobre o Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Com a distinção “EMEL em Movimento – Uma Lisboa para Todos”, a empresa pretende “ajudar a pôr de pé um projecto que ajude a mudar a vida das pessoas”, disse à Lusa Vanda Nunes, administradora.

“A EMEL tem vindo a alterar o seu objecto de actuação. Deixou de ser uma empresa de estacionamento para ser cada vez mais uma empresa municipal dedicada à mobilidade”, acrescentou, explicando que, nesse sentido, foi criado um grupo de trabalho dedicado à mobilidade reduzida e às acessibilidades na cidade de Lisboa, e que foi aqui que nasceu a iniciativa.

De acordo com o regulamento do concurso, a que a Lusa teve acesso, podem candidatar-se a este prémio “todas as instituições privadas sem fins lucrativos, com estatuto de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou que se encontrem reconhecidas como entidades sem fins lucrativos, com sede em território nacional”.

O projecto tem que estar a ser desenvolvido na área do município de Lisboa. As candidaturas devem ser apresentadas de 15 de Setembro a 15 de Outubro. A decisão do júri será conhecida até 15 de Novembro.

Os projectos a submeter a concurso devem promover o princípio da inclusão – “Incluir pessoas com e sem deficiência, de diferentes gerações e com diversas deficiências ou limitações de funcionalidade”, lê-se no documento -, e o princípio da autorrepresentação – “desde a sua génese aos resultados finais, passando pela sua gestão e avaliação, integrar a posição das pessoas com deficiência para que se sintam representadas”.

E devem cumprir, entre outros, critérios de sustentabilidade financeira, resposta a necessidades reais, inovação, intercooperação, efeitos multiplicadores e disseminação dos resultados, coerência com a missão da instituição, e de experiência e capacidade da Instituição promotora.

A entidade promotora que entenda submeter um projecto a concurso deve ter em conta que o mesmo não pode encontrar-se concluído à data da apresentação esta candidatura, e que deve estar concluído até 365 dias contados da data de celebração do protocolo entre a EMEL e o vencedor, previsto no regulamento.

O júri do concurso será constituído por um número mínimo de três e um número máximo de cinco membros, nomeados pelo conselho de administração da EMEL. Ao projecto vencedor será atribuído um apoio financeiro de entre 10 mil e 25 mil euros, a propor pelo júri e a aprovar pelo conselho de administração.

Toda a informação sobre o processo de candidatura ao concurso estará disponível em www.emel.pt

 

In Sol Online em 12/09/2013

Partilhe esta notícia:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Já conhece os nossos projetos? Descubra-os nas Áreas de Atuação:
ENVOLVA-SE
Faça parte desta causa!

O seu apoio é muito importante. Fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência motora está ao seu alcance.

Conheça as diferentes formas de apoiar o trabalho da Associação Salvador e junte-se a nós na ambição de tornar Portugal mais inclusivo e acessível.

Um pequeno gesto que contribui para a inclusão!

Siga-nos e acompanhe as últimas novidades
LinkedIn
YouTube
Instagram