Termina já no próximo dia 28 de fevereiro, às 18h, o período de candidaturas ao Programa Acessibilidades 360º – Intervenção em Edifícios Públicos, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Até à data, a falta de candidaturas por parte das entidades públicas, preocupa Governo e instituições que trabalham na área da deficiência e inclusão, uma vez que a falta de acessibilidade, nomeadamente a serviços públicos, continua a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com mobilidade condicionada. A verba disponível não será canalizada para outros apoios.
Esta é, assim, a última oportunidade que as entidades responsáveis pelos edifícios públicos têm para se candidatar e transformar estes espaços em locais verdadeiramente acessíveis e inclusivos a toda a população, sem exceção.
Tribunais, Unidades de Saúde ou estabelecimentos de ensino, são alguns dos espaços que, hoje, são recorrentemente vedados às pessoas com deficiência motora, limitando os seus direitos e, muitas vezes, também os seus deveres.
“Sou um cidadão, como qualquer outro. Pago os meus impostos, contribuo diariamente para a sociedade, através do meu trabalho. Infelizmente, nem sempre a sociedade olha para mim da mesma forma. São quase diárias as situações em que sou obrigado a ficar à porta, limitando a minha liberdade e autonomia. Os episódios são muitos e constantes, por exemplo, num dia de Eleições Legislativas, em que fui obrigado a votar na rua, à chuva, porque a assembleia de voto não tinha acessibilidade”, refere Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador.
É fundamental que as entidades públicas aproveitem esta oportunidade, servindo-se dos fundos disponíveis para efetivar uma mudança real e efetiva na área das acessibilidades. Para isso, a Associação Salvador disponibiliza-se para prestar qualquer apoio necessário, através de um projeto de consultoria.
Para solicitar apoio, basta enviar um email para joanag@associacaosalvador.com, com as questões ou áreas a necessitar de apoio.
Para saber mais sobre o Programa Acessibilidades 360º – Intervenção em Edifícios Públicos, consulte o site: inr.pt