Na 6ª edição do Dia Nacional das Acessibilidades, a Associação Salvador registou o maior impacto de sempre, com 33.866 pessoas envolvidas. Ao todo, ao longo das 6 edições, já foram impactadas mais de 133 mil pessoas.
Durante as celebrações, com mais de 200 escolas inscritas, foram impactados 32.458 alunos e 218 professores, de norte a sul do país.
27 Autarquias também responderam ao desafio, envolvendo mais de 400 pessoas nas suas iniciativas, e 22 colaboradores de diversas Juntas de Freguesia marcaram presença na formação Call4Action, promovendo boas práticas sobre a temática.
No dia 14 de outubro, as Accessibility Talks contaram com uma plateia de 104 representantes de empresas e outras entidades, e mais de 1.800 pessoas assistiram online, através da transmissão em livestreaming para o Facebook e Youtube.
Dia Nacional das Acessibilidades nos Media
Em termos mediáticos, foram 47 as notícias publicadas sobre o tema, com mais de 4 milhões de pessoas a serem impactadas.
No dia 20 de outubro, o Dia Nacional das Acessibilidades e o trabalho da Associação Salvador nos últimos 20 anos, estiverem em destaque no espaço semanal de comentário do Dr. Luís Marques Mendes, no Jornal da Noite, da SIC.
Dia Nacional das Acessibilidades nas Redes Sociais
Rampas de Sucesso
Assinada pela Dentsu Creative Portugal, com produção da BomBom, a Associação Salvador lançou, no dia 20 de outubro, a campanha Rampas de Sucesso, onde desafia todos os espaços, públicos e privados, a colocarem a primeira rampa para o sucesso das acessibilidades e, assim, a abrirem as suas portas a todos, sem exceção.
Ilustrações Hugo Makarov
Ainda no âmbito do Dia Nacional das Acessibilidades, o ilustrador Hugo Makarov foi desafiado a recriar algumas das situações mais caricatas que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam no seu dia-a-dia. Rampas inexistentes ou demasiado inclinadas, passadeiras não rebaixadas, casas-de-banho adaptadas que servem de arrumos ou autocarros não acessíveis foram algumas das situações retratadas e que foram expostas nas redes sociais, como chamada de atenção para uma realidade ainda tão presente nos dias de hoje e que requer mudanças urgentes.