Dia Nacional das Acessibilidades 2024 – Contamos consigo neste movimento?

No próximo dia 20 de outubro celebra-se, mais uma vez, o Dia Nacional das Acessibilidades. Este ano será a sua 6º edição e, desde então, temos contado com uma adesão massiva, que tem vindo a aumentar. No total de todas as edições, já impactámos com este dia, cerca de 100 mil pessoas e pretendemos chegar a muitas mais.

Como é habitual, para assinalar a data, a Associação Salvador está a organizar um conjunto de iniciativas e ações, pensadas com o propósito de consciencializar as autarquias, a comunidade escolar, as empresas, outras instituições e a sociedade no geral, durante todo o mês de outubro.

Todas estas entidades têm um peso relevante na mudança da temática das acessibilidades, uma vez que podem potenciar e promover, à sua maneira e no seu contexto, a implementação de práticas mais acessíveis.

A falta de acessibilidades mantém-se como um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência, sendo que, o derrubar destes obstáculos significa algo que beneficia toda a sociedade. Neste seguimento, com o contributo de todos, é possível provocar uma mudança de mentalidades e construir um país universalmente mais inclusivo e acessível. Para isso, contamos com todos! Vai mesmo ficar de fora deste Movimento?

Conheça os programas gratuitos, promovidos pela Associação Salvador.

PARA ESCOLAS:

• Accessibility Talks

Desafiamos todas as escolas a associarem-se a este movimento, sensibilizando os mais jovens para temas como as acessibilidades, a inclusão e o respeito pela diferença. Atividades para todos os anos escolares:

• Accessibility Talks* – Lisboa, 24 e 25 de Outubro, para alunos do 5° ao 12° ano;
  • Accessibility Talks* – Porto, 28 e 29 de Outubro, para alunos do 5° ao 12° ano;
  • Accessibility Talks* – Online, para alunos do 5° ao 12° ano;

*As 4 primeiras escolas inscritas recebem uma Palestra gratuita + Pista de Obstáculos, com os nossos embaixadores e um representante da Associação Salvador, na sua escola!

• Peddy-paper “Ponha-se no Nosso Lugar” – atividade autónoma, para alunos do 5° ao 6° ano;
  • Livro de Atividades “Acessibilidades e Eu!”  – atividade autónoma, para alunos do 1° ao 4° ano.

Pode inscrever a sua turma e/ou escola AQUI.

PARA EMPRESAS:

• Accessibility Talks

A Academia Salvador traz-nos as Accessibility Talks. CEOs, Diretores de Departamentos de Recursos Humanos e Responsabilidade Social, bem como, técnicos serão desafiados a estarem presentes e, consequentemente, mais preparados e conscientes para tornar os seus espaços acessíveis e inclusivos para os trabalhadores e também clientes:

• 14 de outubro às 14h30, no Espaço da Nave do Museu do Dinheiro, em Lisboa e com transmissão online.

Pode inscrever a sua empresa AQUI.

Este ano trazemos novidades, conteúdos cada vez mais técnicos, boas práticas, testemunhos e também vamos premiar os bons exemplos existentes em Portugal! Chegaram os Prémios Acessibilidade “Best Practices”. Candidate-se com a sua empresa!

PEDDYPAPER SOLIDÁRIO

Um desafio pelas ruas de Lisboa para a sua equipa, amigos e família. O valor da inscrição será a reverter para a Associação Salvador.

Data: 20 de outubro, domingo
Ponto de encontro: a anunciar em breve – cidade de Lisboa.
Hora de início: 15h30
Requisitos: Boa disposição. Não há limite mínimo nem máximo de idades.

Pode inscrever a sua equipa aqui: AQUI.

CELEBRAÇÕES INSTITUCIONAIS

A Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), em parceria com a Associação Salvador realizam as comemorações oficiais do Dia Nacional das Acessibilidades, promovendo uma reflexão alargada sobre a realidade portuguesa, ponderando os diferentes níveis de responsabilidades e abordando a perspetiva do caminho percorrido, as necessidades que persistem, mas também, as respostas em execução e os desafios futuros.

• 21 e 22 de outubro das 9h15 às 17h30, no Auditório IAPMEI, em Lisboa e com transmissão online.

MUNICÍPIOS E FREGUESIAS:

O país inteiro num só movimento. Propomos que, em qualquer dia do mês de outubro à vossa escolha, comemore com a sua Autarquia. Realize uma atividade e contribua para a sensibilização geral para esta temática.

Propomos a realização de uma das seguintes atividades:

• Conferência;
  • Sessão Aberta à Comunidade Local;
  • Passeio de Acessibilidades.

Contamos com a sua Autarquia!

Conheça as Câmaras Municipais que já aceitaram o desafio:

• 14 de outubro às 10h: Passeio de Acessibilidades em Macedo de Cavaleiros;
  • 29 de outubro às 10h: Atividade a confirmar em Santarém.

Conheça as Juntas de Freguesia que já aceitaram o desafio:

• 23 de outubro às 10h: Passeio de Acessibilidades em Carnide, Lisboa.

Dia Nacional das Acessibilidades, que ganhou destaque graças à iniciativa da Associação Salvador e à aprovação da Assembleia da República em 2021, visa alertar e consciencializar a sociedade para o facto da falta de acessibilidades continuar a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência.

A Associação Salvador acredita que a acessibilidade universal é um objetivo que beneficia toda a sociedade. Trabalhando em conjunto, a Associação e seus parceiros procuram promover uma mudança de mentalidades e construir um país mais inclusivo e acessível para todos.

Em 5 edições, já envolvemos mais de 98 500 pessoas no seu todo.

DIA NACIONAL DAS ACESSIBILIDADES 2023

• Inspiring Talks, com Salvador Mendes de Oliveira e Catarina Oliveira, junto das Escolas
    • Webinar com Autarquias e Municípios sobre o tema das Acessibilidades
    • Webinar “Projetar sem Barreiras – A acessibilidade e a mobilidade”, junto dos arquitetos
    • Lançamento da campanha “Sem Acessibilidade, Mal-Empregada A Lei”
    • Accessibility Talks, um evento dedicado às empresas, e onde contámos com 71 entidades e mais de 600 pessoas
      • Desenvolvida em parceria no âmbito do Projeto Call4Action do programa Erasmus+

DIA NACIONAL DAS ACESSIBILIDADES 2022

• Accessibility Talks, com a presença da Sra. Secretária de Estado da Inclusão, Dra Ana Sofia Antunes, sobre experiências, preocupações e boas-práticas sobre a temática das Acessibilidades e o panorama nacional
      • Envolvimento de mais de 30 empresas
    • Presença em 200 escolas portuguesas, com palestras e atividades várias, envolvendo mais de 30 mil alunos;
    • Encontro Nacional de Autarquias, com presidentes, vereadores e técnicos de mais de 50 autarquias;
    • Lançamento da petição pública para revisão do Decreto-Lei das Acessibilidades.

DIA DAS ACESSIBILIDADES 2021 – 3ª edição

• Passeio das Acessibilidades, na Avenida da Liberdade (Lisboa) e Avenida dos Aliados (Porto);
    • 6 paletras, com mais de 400 participantes, destinadas a empresas, universidades e restauração
      • Envolvimento de empresas como Banco de PortugalTalenterCisco e Farftech, sobre a necessidade de um mercado de trabalho mais inclusivo e acessível
      • Parceria com a Zomato Portugal, na sensibilização de trabalhores, responsáveis e donos de restaurantes para a importância de tornar os seus estabelecimentos mais acessíveis, e com o testemunho do restaurante Dote | Cervejaria Moderna, sobre as suas boas práticas.
    • Palestra para as escolas, do 1º ao 12º ano
      • 19.942 participantes, num total de 924 turmas inscritas e 228 escolas que organizaram peddypapers e sessões de sensibilização com cadeiras de rodas

DIA DAS ACESSIBILIDADES 2020 – 2ª edição

• Palestra de sensibilização destinada a empresas, com Salvador Mendes de Almeida
    • Palestra de sensibilização sobre a deficiência e acessibilidade junto das escolas, com Salvador Mendes de Almeida
    • Palestra de sensibilização destinada a estudantes e professores de arquitetura

DIA DAS ACESSIBILIDADES 2019 – 1ª edição

• Peddy Paper com o objetivo de sensibilizar para a urgência da criação de espaços acessíveis;
        • 12.286 alunos participaram na atividade
        • Mais de 13.500 pessoas foram sensibilizadas e envolvidas na atividade
      • Distribuição de mais de 500 cartões em espaços não acessíveis da Grande Lisboa, apelando à necessidade de mudança, com o slogan “Para si um degrau. Para mim uma porta fechada”.