Área de atuação: Projetos-Colaboracao, Sensibilização

CALL4ACTION: Os próximos passos do projeto europeu

Desenvolvido em âmbito internacional, o CALL4ACTION é o maior projeto na área das acessibilidades, a nível Europeu, trabalhando para levar o tema a cada vez mais pessoas e grupos de trabalho.

O projeto Call4Action tem demonstrado ter um impacto substancial nos participantes das suas atividades, organizações envolvidas, público-alvo e outras partes interessadas e que se têm tornado relevantes para o sucesso deste projeto de mudança social.

Com base nos seus três pilares fundamentais:

• Levantamento de necessidades;
  • Partilha de boas práticas;
  • Capacitação e promoção de debates;

o Call4Action tem promovido o desenvolvimento de conhecimento, aprimorando ao longo dos meses práticas de alta qualidade, incentivando a acessibilidade não só a nível local mas também a nível regional, europeu e com potencial internacional.

O projeto ainda está em desenvolvimento, e com recolha de dados e análise do impacto das iniciativas em si integradas, mas é claro que já tem surtido impacto nas comunidades em que marcou presença. Call4Action tem sido um meio de troca de conhecimentos e experiências entre equipas europeias, reunindo uma rede de entidades dedicadas ao tema da acessibilidade, e que procuram diariamente a melhoria das práticas de acessibilidade em larga escala. As atividades, todas diferentes e com vários públicos-alvo, têm estado sempre alinhadas no mesmo objetivo: aumentar a consciência sobre os desafios de acessibilidade e a implementação de melhores práticas a nível internacional.

Call4Action | O que já foi feito

• PESQUISAS

Ao longo dos últimos meses a equipa do Call4Action desenvolveu várias pesquisas e inquéritos sobre temas relacionados com o tema das acessibilidades. Os resultados estão em fase final de trabalho, estando previsto a sua divulgação num futuro próximo. Espera-se que os resultados forneçam informação valiosa sobre o estado da acessibilidade em espaços públicos nos vários países agregados ao projeto, para que mais tarde seja utilizada em ações de advocacia e sensibilização.

• PALESTRAS SOBRE ACESSIBILIDADES

As Accessibility Talks de 2023, integradas também nas celebrações do Dia Nacional das Acessibilidades de Portugal, a 20 de outubro, foram um ponto fulcral para alcançar um público mais vasto. Ao longo do tempo, estas continuarão a ser divulgadas por forma a chegar a mais pessoas, disseminando melhores práticas e promovendo a partilha de conhecimento na área de acessibilidade.

Call4Action | Os próximos passos

• CRASH COURSE

Um curso de acessibilidades, promovido atualmente para os munícipios e juntas de freguesia, este foi desenhado para ser uma ferramenta valiosa e duradoura para capacitação e educação. Será disponibilizado, faseadamente, para um público mais amplo, tanto a nível local como internacional, e será um dos legados do Call4Action. O crash course de acessibilidades é um recurso para indivíduos, profissionais e organizações que procuram compreender melhor a acessibilidade, e as melhores práticas a aplicar.

Com base no que já foi desenvolvido até à data, e antecipando o que ainda chegará ao público, acredita-se que o Call4Action terá um impacto positivo a vários níveis. Os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto são passíveis de continuar a ser utilizados e partilhados após a conclusão do projeto, e sempre alinhados com o compromisso de melhoria de acessibilidades e promoção da inclusão social de pessoas com deficiência.

Barra de logotipos de entidades

O Call4Action é um projeto desenvolvido em âmbito internacional, que engloba no grupo de trabalho a Associação Salvador, de Portugal, a Impulsa Igualdad de Espanha e a Poraka Nova da Macedónia do Norte. O projeto é co-financiado pela União Europea através do Programa Erasmus+.

Associação Salvador: organização sem fins lucrativos fundada em 2003, cuja missão é promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

Impulsa Igualdad: é uma organização sem fins lucrativos que representa e apoia ações em favor de 100.000 pessoas com deficiência. A sua missão é promover oportunidades iguais e aumentar a qualidade de vida das pessoas gravemente afetadas por deficiências, aspirando a uma sociedade onde as pessoas com deficiência sejam autónomas e desenvolvam um modelo de vida independente.

Poraka Nova: é uma organização não-governamental experiente, com a visão de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências intelectuais e suas famílias. O trabalho é fundamentado em 8 princípios: oportunidades iguais, transparência, responsabilidade, parceria, tolerância, sustentabilidade, inclusão e participação.