Prestes a terminar o prazo de candidaturas para a Ação Qualidade de Vida 2019, pedimos a três pessoas que foram apoiadas na edição anterior, para que explicassem um pouco qual o impacto deste apoio nas suas vidas.
Quisemos saber como chegaram até à Associação Salvador, como trataram do processo à candidatura ao projeto e o que mudou nas suas vidas com este apoio recebido.
Pedro Souto Pinto tem 43 anos, ex-consultor informático e pai de duas filhas. Foi diagnosticado com ELA em 2014. Desde então começou a fazer voluntariado na APELA (Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica) acabando por concorrer a presidência da direção, cargo que ainda hoje ocupa. Recebeu apoio em obras em casa, para melhoramento das acessibilidades e adaptação do wc.
AS – Como conheceu a Associação Salvador? E o projeto Ação Qualidade de Vida?
Pedro – Tive conhecimento através de amigos. Inscrevi-me no site e vou recebendo informação da Associação Salvador.
AS – Como fez a sua candidatura?
Pedro – Preenchi online no site, muito simples.
AS – Que dificuldades tinha antes de receber o apoio? E de que forma o apoio mudou a sua vida?
Pedro – Tinha dificuldades em tomar banho em segurança e era muito difícil a minha esposa dar-me banho sozinha. As obras no WC, alteraram por completo esta parte do meu dia e de todos cá em casa. Simplificou e ajudou-nos muito.
AS – Como e a quem gostaria de agradecer a entrega deste apoio?
Pedro – Gostaria de agradecer a todos os que tornaram possível esta minha candidatura, mas em particular à equipa Salvador que tudo faz para ajudar quem realmente necessita. Obrigado.
A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, os quais não pode apoiar aleatoriamente sem a definição de critérios e requisitos. Para ser possível dar uma resposta mais justa à variedade de pedidos recebidos, a Associação Salvador criou, em 2008, a Ação Qualidade de Vida, processo de candidatura anual para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.
A Ação Qualidade de Vida visa assim apoiar casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social e /ou Instituto de Emprego e Formação Profissional, ou outros. ‘Cabe-nos a nós enquanto associação criar as ferramentas para que possa intervir.’, realça Salvador Mendes de Almeida.