21 de Janeiro: Associação Salvador entrega Prémio Ser Capaz

Prémio Ser Capaz - Investigação e Tecnologia 2012 Dois projetos vencedores: "Cadeira de Rodas Elevatória" (equipamento sem baterias) e "Fisiosoft" (sistema interativo de fisioterapia de baixo custo) A edição de 2012 contou com o patrocínio dos Laboratórios Abbott e do Banco Espírito Santo e ainda com o apoio da YDreams.

A Associação Salvador atribuiu ex aequo o “Prémio Ser Capaz – Investigação e Tecnologia 2012“, no valor de 5 mil euros cada, aos projetos “Cadeira de Rodas Elevatória” – equipamento sem baterias – e “Fisiosoft” – (sistema interativo de fisioterapia de baixo custo).

A cerimónia de entrega deste prémio vai realizar-se dia 21 de Janeiro, pelas 18h30, no Espaço BES Arte & Finança, em Lisboa. O evento irá contar com a presença do Júri deste prémio que é composto por: Salvador Mendes de Almeida, presidente da Associação Salvador, Prof. António Câmara, presidente da YDreams e Prof. Fernando Lobo, da Universidade do Algarve.

Estarão ainda presentes os representantes dos projetos vencedores que irão fazer uma breve apresentação dos mesmos:

Projeto “Cadeira de Rodas Elevatória” – Prémio de 5.000 €

Daniel Fortuna Correia/ João Carlos dos Santos Batista/ Ricardo Filipe Pereira

O projeto consiste no desenvolvimento de uma cadeira de rodas que, sem qualquer fonte de energia externa (baterias), permite ao utilizador elevar-se o suficiente para, por exemplo, alcançar um balcão ou multibanco.

Existem no mercado várias soluções que permitem a referida elevação, no entanto estão normalmente associadas a uma fonte de energia auxiliar (baterias), o que leva a que tenham também um sistema mecânico relativamente complexo. Este facto torna as cadeiras mais pesadas, menos compactas e mais dispendiosas (inclusive em termos de manutenção).

O projeto desenvolvido pretende assim facilitar a mobilidade, através de uma cadeira de rodas mais fácil de transportar e com um custo relativo associado reduzido.

Projeto “Fisiosoft ” – Prémio de 5.000€

João Alberto Sanches Homem Tavares/ João Fernando dos Santos Fradinho Duarte de Oliveira

O Fisiosoft é um sistema informático interativo de fisioterapia de baixo custo em que pessoas com lesões a nível cognitivo e motor podem fazer exercícios a partir de casa ou num centro de saúde. O sistema usa marcadores circulares refletores que são colocados no corpo e identificados pelo software a partir de uma webcam. O terapeuta constrói exercícios de movimentos à base de sequências de círculos em que o paciente tem que centrar o marcador em cada círculo desenhado no ecrã. Este sistema permite registar o tempo que o paciente demora a completar o exercício e aumentar o nível de dificuldade do mesmo mudando as dimensões do círculo de resposta que o sistema mostra quando está a reconhecer o marcador.

O projeto Fisiosoft foi criado após a identificação de lacunas existentes no sistema de reabilitação tradicional em que os utilizadores têm que suportar custos elevados de terapia face a lesões que sofreram. A distância que muitos deles têm de fazer para comparecer todos os dias em sessões de reabilitação e tempo de espera para a sua realização foram também aspetos que motivaram este trabalho.

O Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia” visa premiar projetos que tenham como objetivo facilitar a vida das pessoas com deficiência motora.

Cerimónia de Entrega do Prémio Ser Capaz – Investigação e Tecnologia

Local: BES Arte & Finança, Praça Marquês de Pombal, 3, Lisboa