Primeiro Dia Nacional das Acessibilidades impacta mais de 32 mil pessoas

Associação Salvador quer uma mudança no Decreto-Lei das Acessibilidade e lança petição

A Associação Salvador assinalou, de forma oficial, o primeiro Dia Nacional das Acessibilidades com iniciativas de Norte a Sul do país. Ao todo, foram mais de 32 mil as pessoas impactadas de forma direta, naquela que foi a maior edição de sempre.

“Estamos cansados. Hoje foi um dia que esperamos que conduza a uma mudança. Sensibilizámos milhares de pessoas e dissemos basta! Há um tema prioritário pelo qual batalhamos há alguns anos: é necessária uma atualização do Decreto-Lei, prevendo menos exceções, fiscalização por entidades com competência técnica e recursos, assim como coimas associadas para quem não cumpre” – Salvador Mendes de Almeida

O dia começou em Lisboa, com uma conferência nos Paços do Concelho. O Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa acolheu a primeira Accessibility Talks, onde um painel de oradores experientes e inspiradores partilhou as suas experiências, preocupações e boas-práticas sobre a temática das Acessibilidades e sobre o panorama nacional. A abrir a conferência esteve a Exma. Sra. Secretária de Estado da Inclusão, Dra. Ana Sofia Antunes.

Com transmissão online, foram mais de 900 pessoas a assistir e cerca de 70 no local. Pode assistir AQUI, à sessão.

E porque o futuro é da próxima geração, estivemos em 200 escolas portuguesas, numa palestra e atividades que envolveram mais de 30 mil alunos, com o objetivo de os pôr a pensar sobre o tema da deficiência, das acessibilidades e da inclusão.

Estivemos junto de mais de 30 empresas e dos seus colaboradores, através da Accessibility Talks e também desafiando-os para uma ação de voluntariado, para que se tornem, também eles, agentes de mudança.

Mas porque o espaço público é da responsabilidade das Autarquias, durante a tarde, a Associação Salvador promoveu, na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, um Encontro Nacional de Autarquias, onde reuniu presidentes, vereadores e técnicos de mais de 50 autarquias, para se debater este tema e partilhar boas-práticas e desafios. “Em casa”, fomos recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara de Lisboa, Eng. Carlos Moedas, que também participou no Encontro.

LIBERTE OS MAIS DE 1 MILHÃO DE PORTUGUESES PRESOS PELA FALTA DE ACESSIBILIDADES. ASSINE A PETIÇÃO!

Aproveitando o mote do dia, a Associação Salvador lançou uma petição pública, através da qual exige a revisão do Decreto-Lei das Acessibilidades.

“Estamos em pleno século XXI, todos os dias surgem novas invenções, novas tecnologias e quebram-se mais barreiras. Orgulhamo-nos de receber grandes eventos internacionais e de sermos destino turístico de eleição. Mas e os milhares de pessoas que continuam “presas” entre quatro paredes, vão continuar a ser ignoradas? É urgente uma atualização da legislação que obrigue à fiscalização, com entidades competentes e disponíveis para o efeito, criando condições para um país sem barreiras, que seja acessível a todos, sem exceção”, explica Salvador Mendes de Almeida.

Vamos abrir caminho abrir para uma mudança efetiva e urgente, rumo a um acesso igualitário?

Assine JÁ a petição em:https://apoiar.associacaosalvador.com/peticao-mudanca-de-lei-das-acessibilidades/

Pode descarregar imagens da campanha, bem como o spot gravado pela voz da atriz Inês Castel-Branco em: https://drive.google.com/drive/folders/1D5BNrAAAb6HhjaIYowj8rSu7XzQcd7Ia?usp=sharing

Pode descarregar imagens da Accessibility Talks: https://drive.google.com/drive/folders/1gdshn4Vt9Y42YLITwNN5kBDqHZN_G4V5?usp=sharing

Projeto cofinanciado pelo INR, I. P