O QUE FAZEMOS:
Academia-Consultoria-Acessibilidades

Consultoria de Acessibilidades

Avaliação dos vários tipos de acessibilidade de um espaço, com possibilidade de elaboração de um projeto técnico de arquitetura para melhoria do espaço.

AVALIAÇÃO DE USABILIDADE

Visita de um embaixador da Associação Salvador, pessoa com deficiência motora que passa por dificuldades de mobilidade, devido à falta de acessibilidades, no seu dia-a-dia, para uma avaliação e aconselhamento não técnico, mas de usabilidade do espaço relativamente às acessibilidades.

Esta avaliação será feita em todo o local, desde o estacionamento até ao final do percurso, incluindo análise de transportes públicos adaptados até ao local, testando todos os pequenos pormenores essenciais para uma boa experiência do cliente/trabalhador. Esta avaliação é maioritariamente focada na acessibilidade física. No final da visita é enviado um relatório sobre a visita e sugestões de melhorias de acessibilidade.

AVALIAÇÃO TÉCNICA

Objetivo:

Análise de projeto para permitir a integração de pessoas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efetiva no espaço, com eventual proposta de sugestão de correção de barreiras encontradas.

Fases da proposta:

Análise

Análise e compilação de todos os elementos adquiridos, por forma a listar as inconformidades e será desenvolvido por:

• Análise e medição de elementos das peças desenhadas e análise de peças escritas do projeto que possam conter barreiras ao abrigo do DL 163/2006 para pessoas de mobilidade condicionada;
  • Análise e medição de peças desenhadas e peças escritas do projeto que possam conter barreiras de impedimentos para outros tipos de deficiência, ao abrigo de Decretos-Lei, Leis, Normas e/ou Diretivas, bem como ao direito de igualdade dos cidadãos;
  • Listagem de barreiras encontrados no projeto.

Sugestões de melhorias

Elaboração de plantas, elementos gráficos e peças escritas para total entendimento das soluções apresentadas:

• Elaboração de peças desenhadas, com integração dos novos elementos propostos e indicação da localização e tipo de soluções apresentadas para colmatar as barreiras presentes no projeto;
  • Elaboração de relatório com a descrição, acompanhado de imagens, de todas as barreiras que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial encontrados no projeto com sugestão de soluções a adotar para melhorar o funcionamento do edifício para pessoas com impedimentos de natureza física, intelectual e/ou sensorial.

AVALIAÇÃO TÉCNICA C/ ELABORAÇÃO DE PROJETO

Numa primeira fase, é elaborada a análise do espaço em causa, através de elementos fornecidos pelo cliente – projetos e fotografias.

Com base nestes elementos, será apresentado um orçamento que proporcione ao dono de obra o total entendimento sobre solução proposta, a desenvolver da seguinte forma:

• Elaboração das diferentes operações a realizar;
  • Informação sobre eventuais elementos necessários ao bom desenvolvimento do projeto;
  • Integração das várias intenções dos clientes;
  • Verificação das normas do DL 163.

Após a apresentação de orçamento, poderá ser efetuada visita ao espaço, caso existam dúvidas em relação aos elementos apresentados anteriormente.

Concluída a verificação de todos os elementos, será elaborada uma proposta de intervenção de acordo com as necessidades do cliente e dando cumprimento ao DL 163, quer em termos de organização espacial quer em termos de materiais. Serão elaborados desenhos, contendo informação total sobre o espaço – integração da proposta, de acordo com as soluções adotadas no programa base:

• Elaboração de peças escritas;
  • Elaboração de peças desenhadas em esquisso;
  • Elaboração de peças desenhadas em autocad.

Com a aprovação da proposta e caso haja necessidade, daremos seguimento aos de pedidos de orçamento.