“Prancha dos Césares”, uma prancha de surf que torna esta modalidade realmente acessível para todos

Prática regular de surf Surf adaptado Prancha Adaptada Carlos Nogueira

No passado dia 13  de abril, foi a primeira vez que a “Prancha dos Césares” provou o sabor da água salgada e se fez ao mar com o Salvador, cheio de coragem, a ser o primeiro a experimentar.  Confira as fotos e o testemunho do Carlos Nogueira.

“Um sonho de há dois anos, quando um amigo tetraplégico me dizia que adorava ver as fotos das minhas aventuras e que já nem pedia para poder fazer o mesmo…, simplesmente desejava quebrar um jejum de 20 anos de banho de mar… Como é possível, não é?…

Esse jejum quebrou-se há dois anos e o César Lopes lá foi ao banho na Costa de Caparica, e o ano passado repetiu em Carcavelos.

É um gosto vê-lo dentro de água!

Após aquela conversa com o César, senti-me obrigado a encontrar uma solução que permitisse levá-lo, e aos outros “Césares” que por aí estão “escondidos”, a sentir a mesma sensação que eu sinto quando apanho uma onda.

Tinha a certeza que não precisava de inventar a roda, bastava-me pesquisar e certamente iria encontrar algo. E assim foi, descobri no Brasil um surfista Otaviano Taiu Bueno, tetraplégico por acidente, que tem uma prancha semelhante. Contactei-o e, de pronto, sem qualquer barreira ou fronteira (assim deveríamos ser todos), forneceu-me informações técnicas sobre a prancha e a cadeira. A partir, deste momento nasceu em mim a determinação para lutar por algo igual.

Como, felizmente, há gente que sabe que há mais mundo para além do seu umbigo, apareceram dois jovens, a Inês Major e o João Carvalho, que me apresentaram à Lufi Surf, que se prontificou de imediato a “shapar” a prancha dos Césares mas, ainda faltava material e a cadeira…, então falei do projeto ao meu amigo Salvador Mendes de Almeida que, sem reservas e através da Associação Salvador, de que é presidente, assumiu todas as despesas relativas à prancha. Contámos ainda com o apoio da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa e uma empresa Creative Factory que, de forma exemplar, se disponibilizou a executar a cadeira em fibra de vidro.

Um par de anos de luta que deram frutos no Domingo, 13 de abril de 2014, quando a prancha dos Césares entrou pela primeira vez na água com o Salvador em cima.

Outro projeto que a maioria desconhece e torna o SURF MESMO PARA TODOS, é o ONDAS PARA TODOS que Associação Salvador mantém, com a fabulosa colaboração da Surf Academia e dos seus monitores Augusto Fininho, Igor Cardina, Joana Ferreira e Inês Miguéis (e outros…) e com a Câmara Municipal de Cascais.

Para mim, fica a agradável sensação de ver um amigo sorrir, tal como eu, em cima das ondas e de que vale a pena sonhar e acreditar nas pessoas. Brevemente, vamos arrancar sorrisos ao César Lopes e aos outros Césares!

Aos que tornam possível afirmar que o SURF É PARA TODOS, obrigado! “

Carlos Nogueira