O QUE FAZEMOS:
Sensibilização

Map4Accessibility

Através do Map4Accessibility procura-se aliar inclusão social, acessibilidade e tecnologia da informação e comunicação (TIC), reunindo diferentes interveniente, como instituições de ensino superior, empresas, organizações não governamentais e municípios, com foco num objetivo comum: melhorar a acessibilidade de espaços públicos na Europa, promovendo a inclusão social e o uso de TICs.
O que é?

O Map4Accessibility tem como objetivo desenvolver uma aplicação de mapeamento de acessibilidades a nível europeu, de forma a fornecer informações sobre a acessibilidade de espaços públicos em 4 cidades europeias.

O projeto envolverá estudantes do ensino superior e outros stakeholders, utilizando uma metodologia de aprendizagem em contexto comunitário. Desta forma, os alunos farão as suas aprendizagens e terão a oportunidade de desenvolver o seu trabalho académico, através do envolvimento ativo na comunidade, trabalhando numa preocupação já identificada por essa mesma comunidade.

Quais os objetivos?

Os objetivos do projeto incluem a promoção e o aumento da aprendizagem em contexto comunitário, bem como do envolvimento na comunidade e do reforço das competências cívicas entre os estudantes do ensino superior.

Com este projeto, pretende-se ainda promover a recolha e partilha das melhores práticas e conhecimentos sobre acessibilidade digital e física para Universidades e cidades em geral.

No final, o objetivo é a conceção de uma ferramenta de mapeamento de acessibilidade pan-europeia (baseada numa aplicação portuguesa já existente e desenvolvida pela Associação Salvador – App +Acesso Para Todos), que fornece informações sobre a acessibilidade de espaços públicos, promove uma agenda de educação inclusiva e exerce influência, tanto nas instituições de ensino superior, como em diversas outras instituições, como forma de melhorar a acessibilidade em múltiplos níveis.

Qual o impacto esperado?

Através do Map4Accessibility pretende-se aumentar a consciencialização sobre questões de acessibilidade entre os estudantes do ensino superior, promover o envolvimento cívico, apoiar a inclusão social e a criação de instituições e cidades europeias mais acessíveis, tanto digital como fisicamente.

O projeto, pretende assim aumentar o interesse comunitário dos estudantes, ao mesmo tempo que promove uma responsabilidade cívica de aceitação e inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como o envolvimento em estudos de caso locais.

Paralelamente, o projeto visa aumentar a sensibilização e a compreensão dos colaboradores das Universidades de ensino superior (parceiros do projeto e não só) em relação às barreiras digitais, físicas e sociais enfrentadas por pessoas com limitações de acessibilidade e fornecer ferramentas que possam ser aplicadas para mudanças sistémicas para uma melhor acessibilidade e para promover a agenda da educação inclusiva.

Saiba mais sobre o projeto em: map4accessibility.eu