Um momento privilegiado para divulgar os avanços na investigação, conectar investigadores de vários pontos de Portugal e do mundo e permitir a partilha de experiências entre investigadores e restante comunidade científica, clínicos, terapeutas, profissionais da área da reabilitação e ainda pessoas com deficiência motora e suas famílias.
A Associação Salvador organiza momentos dedicados à disseminação de conhecimento científico e partilha dos avanços nesta área, pondo em contacto comunidade científica, clínica e pessoas com lesão medular (LM).
Os principais objetivos destes momentos são:
Discutir os mais recentes avanços no tema e a sua possível translação para a prática clínica. Para isso, um grupo de especialistas líderes nesta área apresenta os seus dados mais recentes em tópicos tais como aplicações clínicas, células estaminais, biomateriais e medicina regenerativa, farmacoterapias e novos modelos para estudar a recuperação de LM.
Aproximar a comunidade civil aos cientistas e membros do corpo clínico. Para isso, as sessões são abertas ao público em geral, nomeadamente aos pacientes de LM e seus familiares. Adicionalmente, os participantes terão a oportunidade de contactar diretamente com os cientistas em vários momentos durante o programa.
Promover a colaboração entre grupos de investigação. Ao aproximar estas comunidades científicas e estimular a discussão, esperamos que possam ser dados grandes passos no desenvolvimento de terapias nesta área.
Em 2015, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o ICVS da Universidade do Minho, organizámos o Simpósio sobre lesões vertebro-medulares, com investigadores internacionais e portugueses.
Para além da parte científica, o simpósio contou também com uma componente clínica e intervenções sobre temas de interesse ao dia-a-dia das pessoas com deficiência motora.
Em 2018, realizámos o Encontro sobre Lesões Medulares, no Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, em parceria com o ICVS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Este ano foram convidados apenas investigadores nacionais que partilharam os avanços dos seus estudos científicos usando linguagem acessível e em português.
Em 2020, o Encontro sobre Lesões Medulares realizou-se no dia 17 de fevereiro de 2020, às 14h, no Centro de Reabilitação do Norte.
Na sessão, foram divulgados os avanços reais e mais significativos na investigação na área das lesões medulares como terapias celulares, controlo da bexiga, interfaces cérebro-máquina e regeneração medular, que trazem esperança num futuro com maior funcionalidade, integração social e qualidade de vida.
Durante o encontro houve momentos de debate e, no final, um momento de networking, onde houve oportunidade de ter contacto direto com os investigadores e esclarecer dúvidas.