Walkathon 2024
Logo Walkathon / YPO e Associação Salvador
A Walkathon regressa em 2024

Reúna uma equipa até 8 pessoas e venha caminhar por uma causa solidária.

A Walkathon Portugal regressa a 17 e 18 de junho, passando pelo Porto e por Lisboa, e está pronta para ser mais um passo para a mudança de vida de centenas pessoas com deficiência motora.

Numa parceria renovada, a Associação Salvador e a YPO lançam a caminhada solidária que pode ajudar a financiar obras em casa de pessoas com deficiência motora e comprovada carência económica.

Porto, 17 de junho:

Local:
Rotunda da Anémona (via Castelo do Queijo)

Horário:
Chegada participantes – 9h
Início da caminhada – 10h

Lisboa, 18 de junho:

Local:
Parque das Nações (zona do Rossio dos Olivais)

Horário:
Chegada participantes – 9h
Início da caminhada – 10h

Os donativos angariados durante a Walkathon Portugal 2023 serão canalizados para a realização das obras de adaptação em casa de pessoas com deficiência motora. Até ao momento, já estão previstas várias intervenções, no âmbito das candidaturas ao projeto Ação Qualidade de Vida, da Associação Salvador.

A Ação Qualidade de Vida atribui apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovadas carências financeiras. Os apoios enquadram-se nas categorias de Obras em Casa, Emprego e Formação, Equipamento Desportivos. Em 15 anos, já apoiámos 599 pessoas com apoios no valor de 1,7 Milhões de Euros.

Uma caminhada que vai contribuir para mudar a vida a centenas de pessoas com deficiência motora.
Inscreva-se:

Como funciona a participação na Walkathon?

1 – Escolha o local onde quer participar, Porto (17 de junho) ou Lisboa (18 de junho).
2 – Inscreva a equipa que vai fazer a caminhada da Walkathon.
3 – Confirme o seu e-mail para ver se recebeu o comprovativo de inscrição na Walkathon.
4 – Faça um primeiro contributo para ajudar nos custos da caminhada, que inclui o seu kit de t-shirt e identificação.
5 – Partilhe a iniciativa com a sua rede de contactos, promovendo a angariação de fundos e assim poder contribuir para uma parte bastante importante da missão Associação Salvador, no âmbito da Walkathon Portugal 2023*
6 – Venha ter ao ponto de encontro e juntamente com as equipas inscritas faça a caminhada solidária. Nós também estaremos lá à sua espera para o(a) acompanhar!

*Se tiver dúvidas sobre como partilhar a iniciativa fale connosco

Perguntas frequentes

No dia da caminhada deve levar roupa e calçado confortável adequada à previsão meteorológica. Ao chegar ao ponto de encontro dos participantes, a organização do evento irá entregar-lhe uma t-shirt alusiva ao evento que poderá vestir sobre a roupa.

Todos os donativos serão canalizados para a Associação Salvador, num apoio direto e financeiro a pessoas com deficiência motora e comprovada carência económica, para a criação de maior acessibilidade, conforto e autonomia nas suas casas.

Estão previstas várias intervenções com os valores médios seguintes e cada obra:

Adaptação total de casa de banho 5 000 €
Adaptação de cozinha 7 500 €
Colocação de corrimão 1 750 €
Alargamento e substituição de porta 800 €
Demolição de paredes 2 000€
Demolição de degrau e retificação de piso 500 €

A Associação Salvador atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência motora e a melhoria da sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

A Associação Salvador promove a inclusão de pessoas com deficiência motora e a melhoria da sua qualidade de vida, através de 10 projetos distintos nas áreas de conhecimento, integração e sensibilização:

– Desenvolve um Manual para pessoas com deficiência motora e Encontros Temáticos, através dos quais agrega e dissemina informação importante para o dia a dia das pessoas com deficiência motora e para a melhoria da sua qualidade de vida;

– Atribui apoio a pessoas com deficiência motora e carências financeiras, através de candidatura à Ação Qualidade de Vida, em obras em casa, formação e emprego, e equipamentos desportivos;

– Promove o Emprego, capacitando candidatos e sensibilizando empregadores, apoiando na colocação no mercado de trabalho e na pós-colocação;

– Na área do Desporto Adaptado, disponibiliza 9 modalidades desportivas adaptadas;

– Promove Eventos de Convívio, momentos que fomentam a partilha de experiências e aumento de autoestima;

– Disponibiliza Apoio Psicossocial, através do qual promove grupos terapêuticos e responde aos crescentes pedidos de apoio, encaminhando-os para respostas internas e externas;

– Faz Sensibilização em escolas e na área das Acessibilidades, para criar uma sociedade e uma nova geração mais atenta e proativa na criação de igualdade de oportunidades. Trabalha com o Governo e Autarquias, sensibilizando e pressionando para cumprimento da lei e fiscalização.

– Constituindo os acidentes rodoviários a principal causa de deficiência motora adquirida, desenvolve iniciativas de Prevenção Rodoviária sobretudo junto do público mais jovem.

Os participantes poderão contactar a Associação Salvador para colocar qualquer questão relativa à participação e donativos angariados.

Cada participante define a sua equipa, até ao máximo de 8 elementos. Pode reunir os seus familiares, um grupo de amigos ou colegas.